Os primeiros meses do ano são marcados por altas temperaturas e o aumento de chuvas sendo propícios para acidentes envolvendo escorpiões. Por este motivo, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, faz um alerta para a população.
Os escorpiões são conhecidos por preferir ambientes úmidos e escuros e com pouca movimentação, para evitar sua proliferação é importante evitar o acúmulo de entulhos.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, César Neves, medidas simples como manter os quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, materiais de construção e resíduos orgânicos podem evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões.
Em 2022, foram registrados 4.418 casos de acidentes com escorpiões no Paraná, segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), neste ano os dados apontam 418 registros até agora.
De acordo com o biólogo Emanuel Marques da Silva, da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, em caso de acidente, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o mais rápido possível.
Para tirar dúvidas sobre acidentes causados por animais peçonhentos e intoxicações, a população pode ligar no 08000 410 148 – Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná.
Em Foz do Iguaçu o Centro de Controle de Zoonoses é responsável por tratar deste assunto. Caso você encontre algum escorpião avise o Zoonoses pelo telefone: (45) 2105-8730.