Lábios secos: um problema que está em nosso dia a dia, mas por que isso acontece e como podemos tratar? Foi essa questão que levantamos na redação essa semana, quando o Publisher Denys Grellmann chegou com o tema.

Então buscamos uma especialista para explicar o motivo que isso acontece e como podemos cuidar, veja o que diz Dra. Fernanda Ulrich, biomédica esteta.

Por que os lábios ressecam? O tempo influencia?

Os lábios possuem glândulas sebáceas , o que deixa o local menos lubrificado.

Além dessa condição natural, a exposição ao ambiente é outra razão. Os lábios ficam desprotegidos, e possui uma membrana de pele mais fina, que são mais vulneráveis a fatores químicos e ambientais.

Quais os cuidados que devemos ter?

Para melhorar o ressecamento , é preciso beber água constantemente, o simples contato do líquido com os lábios ajuda na hidratação deles. Batons e hidratantes ricos em vitaminas e minerais são importantes para recuperar totalmente os lábios comprometidos pelo ressecamento. Eles contêm nutrientes como vitamina E e podem ser compostos de manteiga de karité ou óleo de amêndoa ou de coco.

Também é indispensável usar batons com proteção solar (FPS) para proteger os lábios dos raios ultravioletas. Batons e produtos labiais com acabamento matte não são recomendados, pois ressecam os lábios.

Tem alguma época do ano em que isso acontece com frequência? Estamos nessa época?

Sim , a época do ano pode ter relação a desidratação maior do lábio, clima muito seco, muito calor ou frio.

Tem algo na dieta que se possa induzir o ressecamento?

Alimentos ácidos como abacaxi, limão podem potencializar o ressecamento.

Comentários

Deixe a sua opinião