O Hospital Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu ganhará um Jardim de Cura custeado pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT). O grupo, que foca no desenvolvimento da área da saúde na Tríplice Fronteira, investiu um orçamento de R$ 291 mil para a construção do jardim.

O projeto do Jardim de Cura propõe um espaço de 146,88 m² em frente à capela do hospital. Com bancos de descanso e uma área para cultos ecumênicos, contará também com a presença de flores e plantas hipoalergênicas escolhidas com a intenção de estimular os sentidos. Além disso, o jardim terá ampla iluminação solar, além de comunicação visual em três línguas – inglês, português e espanhol.

A responsável ambiente no hospital é a arquiteta Elisa Porto. “Eu me senti muito prestigiada pelo convite para conceber este projeto que é único. Foi muito gratificante trabalhar nisso”, disse a arquiteta.

Foto: Divulgação/HMCC

Jardins de Cura

Os Jardins de Cura, do inglês Healing Gardens, são espaços dedicados ao restabelecimento da condição de bem-estar do indivíduo. São mais comuns em hospitais, clínicas de tratamento e casas de repouso. Os jardins procuram atender necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais para os pacientes que os utilizam.

Hospital Costa Cavalcanti

A coordenadora-médica do serviço de cuidados paliativos do HMMC, Ana Paula Romanini, explicou que a iniciativa traz um cuidado mais humanizado para os pacientes do hospital, com resultados terapêuticos efetivos. “Recebemos aqui pacientes não só do Brasil, mas também do Paraguai e da Argentina. E ter um espaço como esse vai permitir um cuidado a mais na internação dessas pessoas, que, em sua maioria, são pacientes oncológicos e em fase final de vida”, complementou a médica.

Foto: Divulgação/HMCC

Comentários

Deixe a sua opinião