No entanto, dessa vez o Hemonúcleo solicita uma doação para pessoas específicas: “Devido ao grave momento da pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está solicitando a doação simples de sangue de pessoas que se recuperaram da doença há mais de 45 dias”, destaca a assessoria.

O objetivo dessa doação específica é obter o plasma hiperimune para o tratamento de doentes graves.

Uso do plasma

No dia 26 de agosto, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou a primeira transfusão de plasma hiperimune de Foz do Iguaçu e região para tratamento de paciente com a Covid-19. O tratamento é um dos mais avançados do mundo e utiliza do procedimento para auxiliar o sistema imunológico de quem está doente, internado e em estado grave. Caso preencha rigorosamente todos os critérios clínicos, o paciente pode receber o plasma com anticorpos extraído do doador.

A Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC e responsável pelo Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, faz parte de uma iniciativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para um projeto-piloto de utilização de anticorpos do novo coronavírus.

Serviço:
Para a doação é preciso agendar um horário pelo telefone (45) 3576-8020.
O Hemonúcleo de Foz está localizado na avenida Gramado, 364, Vila A.

Alerta
*Mulheres grávidas não podem doar;
*Para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar em boas condições de saúde e não ter estado em ventilação mecânica.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião