A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu pode sofrer mais um baque no estoque de vacinas contra a covid-19 nos próximos dias. Em agosto, mais de 10 mil doses podem vencer. A procura pelos imunizantes tem decaído e o esquema vacinal da população continua incompleto.

Recentemente, a cidade perdeu 4,5 mil vacinas para a data de validade e a tendência, caso não haja mudança, é que mais vacinas sejam desperdiçadas ao longo do mês. A Secretária da Saúde de Foz do Iguaçu afirma que medidas foram realizadas para incentivar a vacinação das parcelas restantes da população. Entretanto, a demanda continua abaixo do desejado.

vacinas-covid-19
Foto: Reprodução internet.

O grupo com menor cobertura vacinal é o das crianças e adolescentes. Entre os adolescentes, a cobertura coma dose de reforço é de 15%. Já entre as crianças, a cobertura é de 60% entre 1ª e 2ª dose.

Para a quarta dose da vacina, dos 100 mil que podem receber o imunizante, apenas 30% estão com a vacina em dia. Até o momento, a faixa etária que está sendo vacinada é a dos 40 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, os estados são informados de como otimizar o uso das vacinas a cada distribuição de uma nova remessa por meio do uso correto e aproveitamento das doses dentro do prazo de validade. Ainda, o processo de aprovação e detalhamento das datas de validade cabem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Paraná, quase 200 mil doses de vacinas contra a covid-19 se aproximam do vencimento. A Secretária do Estado de Saúde afirmou que esse é um levantamento dinâmico e que não necessariamente esse montante chegará ao vencimento.

Para se vacinar

Para receber qualquer dose da vacina basta visitar uma das Unidades de Saúde do município. Vale lembrar que pessoas que contraíram Covid-19 precisam esperar 30 dias – contando do início dos sintomas – até que seja possível tomar um dos imunizantes. Para as crianças, a primeira dose está disponível a partir dos 5 anos.

Comentários

Deixe a sua opinião