O aparecimento de um escorpião dentro de casa pode preocupar por ser um animal peçonhento, ou seja um animal que produz veneno. Mas você sabe em que época do ano eles costumam aparecer e quais cuidados tomar?

No Brasil, temos diversas espécies de escorpião, entre elas, o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), um dos mais perigosos. Contrariando o senso comum, o risco de encontrar escorpiões é maior no calor.

Esses animais são mais ativos durante as estações quentes e úmidas, principalmente no verão, quando saem para buscar alimento e acasalar. Entretanto, não devemos descuidar no inverno. Com as temperaturas baixas, os escorpiões procuram abrigos mais quentes, o que pode incluir nossas casas.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Por isso, independente da estação, é fundamental seguir algumas medidas preventivas para evitar a presença desses aracnídeos em sua casa:

  1. Manutenção do jardim: Mantenha o jardim e quintal limpos. Escorpiões adoram se esconder embaixo de pedras, troncos e entulhos. Evite acumular lixo e materiais de construção.
  2. Frestas e rachaduras: Verifique se há frestas ou rachaduras nas paredes, pisos, tetos, portas e janelas. Esses pequenos espaços são entradas perfeitas para os escorpiões.
  3. Cuidado com o lixo: Os escorpiões são atraídos por lixo, pois este pode servir de abrigo e também atrair insetos, principal fonte de alimento deles. Mantenha a lixeira sempre bem fechada e longe das janelas e portas.
  4. Use luvas: Quando for manusear materiais que estavam no quintal, como lenha ou folhas, use luvas de proteção para evitar surpresas desagradáveis.
  5. Revisão do encanamento: Escorpiões adoram lugares úmidos. Portanto, um encanamento quebrado pode ser um convite para eles. Revise seu encanamento regularmente.

Se, mesmo tomando todas essas precauções, você encontrar um escorpião em sua casa, mantenha a calma. Não tente matá-lo com as mãos ou pés desprotegidos. Use algum objeto longo para afastá-lo e, mata-lo.

Lembre-se: em caso de picada, procure atendimento médico imediatamente, se possível levar o escorpião (morto) ou uma foto, mas essa ação não pode atrasar a ida a UPA. O veneno de algumas espécies de escorpião pode ser muito perigoso, especialmente para crianças e idosos.

Para entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Foz do Iguaçu, os telefones são:

(45) 3524-5838 (Fixo)

(45) 99997-4448