A mãe é uma das maiores referências femininas para uma filha, e com Vanessa Pillati não foi diferente. Desde sempre ela observava na personalidade da mãe, Luci Pillati, a força e orientação que precisava, mas Vanessa não imaginava que, no futuro, seguiria junto com a mãe na linda missão de ajudar tantas famílias.

Luci Pillati sempre trabalhou em pastorais de igreja, sendo muito fiel a sua religião católica. E naturalmente as pessoas a procuravam para conversar e pedir conselhos. Luci desejava cursar uma faculdade, e em conversa com o amigo Padre Carlos veio a ideia de cursar Psicologia. Assim, ela começou a faculdade quando seus dois filhos já estavam crescidos.

“O Padre Carlos me disse, ‘por que não psicologia?’ E então eu decidi fazer e me apaixonei. A psicologia faz parte de mim, eu amo atender, faço com muito amor, muita humanidade e coerência”, diz Luci.

Luci Pillati é psicóloga clínica, doutora em psicologia social com especialidade em terapia de casais e família, inteligência espiritual e tem pós-graduação em parapsicologia, é doutora em psicologia social pela Universidade John F. kennedy, tem especialidade em hipnoterapia e coaching, além disso, tem uma extensão realizada na University of Chicago para casais e família.

A Dra. explica que a psicologia não atende apenas transtornos, e sendo coach uma de suas funções é preparar as pessoas para grandes decisões, como casamentos, noivados, vida profissional, faculdade, filhos, e escolhas para o parto. Não é apenas uma busca por saúde mental, mas também relacionamentos.

Já a filha Vanessa Pillati sempre quis estudar medicina. Obstetrícia nunca foi uma opção para atuar dentro da medicina, mas desde o quarto ano de faculdade já estava envolvida na área, e assim aconteceu. Vanessa fez residência de ginecologia obstetrícia no Hospital Federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em um ambiente muito humanizado. “Minhas orações eram para que eu fizesse residência em um lugar humanizado, e que aceitassem os tratamentos diferenciados, o Hospital me acolheu, me deu um lar por três anos”, comenta Vanessa.

Apesar de toda a experiência adquirida no Mato Grosso, a Dra. voltou para a sua verdadeira casa, ao lado de sua família em Foz do Iguaçu, e então escolheu a cidade para exercer a profissão que ama, que é trazer vidas ao mundo.

Vanessa fez pós-graduação no Hospital Albert Einstein sobre a arte da ginecologia obstetrícia, também participou de congressos internacionais, um em Veneza e o mais recente em Milão, realizado em dezembro de 2022. O Congresso foi focado em parto: as diferentes formas de parto, maneiras de agir, riscos de parto e consequências.

A interação entre a Psicologia e Obstetrícia

A psicologia sempre esteve muito viva na família Pillati e Vanessa relata que contou com o apoio da mãe como coach para conseguir superar alguns episódios difíceis.

“A medicina tem muitos vieses, e um deles é ter que lidar com dor e morte, eu sofria muito com meus pacientes, pois na faculdade tínhamos que passar por um Hospital de Câncer, eu perdi muitos pacientes e sofria, sempre que isso acontecia eu corria para minha mãe. Sempre tive essa orientação profissional, pessoal e inteligência emocional e percebi que é algo que precisamos ter dentro da profissão. E na obstetrícia eu vi a vida, participar de um parto, vendo a vida vir ao mundo, é um momento tão perfeito, que me apaixonei. Além disso, é de extrema importância ter uma rede de apoio”, explica a Dra.

A rede de apoio é essencial na vida da mulher, neste momento de mudanças, ela precisa de alguém que a apoie e estude sobre esse novo momento que está por vir. A rede de apoio ajuda a tornar o momento do parto algo precioso e positivo. E para saber como conduzir essa nova fase da vida da mulher é imprescindível o apoio psicológico, e nisso entra todo o conhecimento da Dra. Luci. “Durante a gravidez os hormônios se transformam, a emoção fica à flor da pele, e o medo do parto pode gerar insegurança. Tudo isso é trabalhado com essa mãe.”

A Dra. Vanessa complementa que “o parto quem faz é a paciente, ela quem escolhe. Humanização é isso, é respeitar a escolha da paciente. Gestante que estuda sabe o que quer para si e para o seu corpo, e gestante que faz terapia tem mais segurança para decidir o que é melhor para si.”

Dra. Luci reforça que durante a gestação existe a hipnoterapia específica para parto (normal ou cesárea), que consiste na preparação para gerar uma nova vida. Inicialmente a hipnoterapia inicia com a gestante, depois segue com o casal. “É um trabalho muito bonito, depois as novas mamães voltam para a amamentação, para evitar a depressão pós-parto, então é um acompanhamento desde o momento em que tomam a decisão de ter um filho.”

Dra. Luci e Dra. Vanessa trabalham em consultórios diferentes. A médica atende no Consultório Matternitá. Já a Dra. Luci tem sua própria clínica de psicologia chamada Luci Pillati. No entanto, estão sempre conectadas para proporcionar o bem-estar familiar, humanização e saúde para os pacientes de Foz do Iguaçu e região.

Dra. Luci Pillati - psicóloga
Dra. Luci Pillati – psicóloga

Dra. Luci Aparecida Ferreira da Silva Pillati tem formação em coaching executivo, pessoal e emocional. Neste ano, a Dra. irá ministrar dois workshops de inteligência emocional e relacionamentos, em Foz do Iguaçu. O primeiro do ano é o Congresso Conectar, direcionado para gestores e empreendedores cristãos. O Congresso é imersivo, será realizado em fevereiro. Grandes profissionais estarão presentes. Já em abril, será realizado em parceria com outra psicóloga um workshop de inteligência emocional para casais, chamado “Abrace-me apertado”.

Endereço: Av. João Paulo II, 1294 – Lot. Joao Paulo II, Foz do Iguaçu

(45) 3025-6775 e 9 99921176

Dra. Vanessa Pillati - médica obstetra
Dra. Vanessa Pillati – médica obstetra

Em dezembro Dra. Vanessa foi para um Congresso de Parto em Milão, onde conseguiu ter uma visão do quanto e como a obstetrícia é humanizada internacionalmente. No congresso, a Dra. Vanessa conseguiu fazer uma conexão muito especial, com profissionais da Dinamarca e outros países.

Endereço: Marechal Floriano, 1618 – Sala 4 – Foz do Iguaçu

(45) 99917-7578

Espaço Institucional.

Comentários

Deixe a sua opinião