Colégio Sesi Internacional - display portal

Com a vacinação avançando em Foz do Iguaçu, mais pessoas estão sentindo e comentando sobre a reação da vacina contra a covid.

Com isso, muitas vezes as população fica com medo das reações ou quer escolher a vacina para que não tenha efeitos adversos. Mas calma, a reação é comum e em horas você já está bem.

As reações das vacinas são esperadas e estão dentro do normal, como dor no corpo, dor de cabeça, mal estar, calafrio, os sintomas duram de 24/48 horas. As reações não acontecem com todos, algumas pessoas não sentem nada.

Alguns memes sobre as vacinas nas redes sociais.

Meme sobre efeitos adversos vacinação
Meme comparando as reações da Coronavac e Astrazeneca.

Reação da vacina Coronavac

  • Efeitos muito comuns: dor no local da aplicação.
  • Reações comuns: cansaço, febre, dor de cabeça e no corpo, diarreia e náusea.
  • Sintomas incomuns: vômito, dor abdominal, distensão abdominal, tontura, tosse, perda de apetite, reação alérgica, pressão arterial elevada, hipersensibilidade alérgica ou imediata. No local da aplicação, os efeitos raros podem incluir coloração anormal, inchaço, coceira, vermelhidão, diminuição da sensibilidade, endurecimento.

Reação da vacina Astrazeneca

  • Efeitos muito comuns: sensibilidade, dor, cansaço, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematoma (mancha roxa no local), sensação de indisposição, fadiga, calafrios e sensação de febre, além de enjoos, náusea, dores de cabeça, nas articulações e musculares.
  • Efeitos comuns: enjoos e vômito, formação de caroço no local da aplicação, sintomas semelhantes ao de resfriado como febre alta, dor de garganta, coriza e tosse.
  • Reações incomuns: sensação de tontura, diminuição do apetite, dor abdominal, aumento dos linfonodos, suor excessivo, coceiras ou erupções na pele.
Meme sobre efeitos adversos vacinação
Meme: A reação da Astrazeneca 8h depois.

Reação da vacina Pfizer

  • Efeitos mais comuns: dor e inchaço no local da injeção, cansaço, diarreia, dores de cabeça, musculares e nas articulações, calafrios e febre. Algumas pessoas ficam com vermelhidão no local onde o imunizante foi aplicado.
  • Reações incomuns: aumento de gânglios linfáticos (ou ínguas), reações de hipersensibilidade, como lesão na pele, coceira, urticária e angiodema (inchaço das partes mais profundas da pele). Além disso, é rara a sensação de mal-estar, insônia e coceira no local da aplicação.

Reação da vacina Janssen

  • Efeitos muito comuns: dor no local da aplicação, dores de cabeça e musculares, náusea e sensação de muito cansaço.
  • Sintomas comuns: vermelhidão e inchaço no local da injeção, arrepios, dor nas articulações, tosse e febre.
  • Reações incomuns: irritação na pele, fraqueza muscular, dor no braço ou na perna, sensção de fraqueza e de indisposição, espirros, dor de garganta e nas costas, tremores e suor excessivo.
  • Efeito raro: reação alérgica e urticária (podem afetar até 1 em 1.000 pessoas).

Informações do site Acidadeon.

As reações duram até 48h, então não se preocupe, isso é comum e logo passa.

Comentários

Deixe a sua opinião