Nesta terça-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto com o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica das novas regras para a doação de sangue durante a pandemia.

Quem pegou Covid-19 fica inapto para a doação de sangue por 10 dias após a recuperação da doença, antes o prazo era de 30 dias.

O tempo de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também menciona o caso de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia.

É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Hemonúcleo de Foz do Iguaçu

As condições para doação de sangue:

  • ter entre 16* e 69 anos de idade;
  • pesar acima de 50 kg;
  • ser saudável;
  • estar bem alimentado e ter dormido no mínimo seis horas;
  • apresentar documento oficial de identidade com foto.
  • menores devem estar acompanhados de pai ou responsável, também portando documento oficial de identificação.

Frequência:
Homens podem realizar quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. As mulheres podem fazer três doações em 12 meses com intervalo mínimo de 90 dias.

Informações de contato

Pelo telefone (45) 3576-8020 ou no endereço: Avenida Gramado, 364 ao lado do HMCC.
O Hemonúcleo atende de 2ª a 6ª, das 7h30 ao meio-dia, das 13h às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião

  1. É muito importante saber desses procedimentos, iniciamos junto com o saudoso Sérgio Lobato, essa campanha na SOAMAR e Voluntarias Cisne Branco