No mês passado, a Sesa pediu ao Ministério da Saúde o envio do inseticida com emergência. A medida foi aprovada ontem e o produto chegará no Paraná no dia 14 de março, terça-feira.
O Ministério da Saúde confirmou o envio do inseticida CIELO para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O anúncio foi feito durante a reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, agradeceu o governo federal
‘’Esse quantitativo irá auxiliar nas ações de bloqueio que já estão sendo realizadas pelos municípios”, disse o secretário.
A maioria dos casos confirmados estão na região Macro Oeste do Paraná, por isso, Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo estão nos critérios definidos pelo Ministério para receber a distribuição.
Como o inseticida CIELO age no combate do Aedes Aegypti?
O CIELO é recomendado apenas em situações de aumento de casos. Assim, é um inseticida de pronto uso para o tratamento espacial de ambientes externos. A função do CIELO é eliminação das fêmeas do Aedes Aegypti, que são as responsáveis pela transmissão das doenças.
Profissionais treinados para combater as doenças transmitidas pelo mosquito
Mais de 760 profissionais de saúde já foram capacitados sobre uma das doenças transmitidas pelo Aede Aegypti, a Chikungunya. Essas capitações ocorreram em Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, porém a programação pretende ir para outros municípios e regiões do Paraná.