Anúncio Publicitário.

Na noite da última quinta-feira, (02/03), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a medida para uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma.

A vacina japonesa é voltada para a faixa etária de 4 a 60 anos e aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O imunizante é composto por quatro sorotipos tipos diferentes do vírus causador da doença.

Vale destacar que esse é o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. A Qdenga apresentou nos testes clínicos eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

E por conta disso, passou pela aprovação da Anvisa para que o imunizante já possa ser comercializado no país na rede privada e poderá ser usado também no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.

Infelizmente, só uma única vacina contra o mosquito da dengue estava disponível no Brasil. Mas a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, é recomendada apenas para quem já teve dengue.

Vale lembrar que uma segunda contaminação pela dengue pode se manifestar de forma mais agressiva e levar até a morte.

Mobilização em Foz do Iguaçu

A Prefeitura de Foz organizou uma mobilização contra a dengue que teve início na última quinta-feira, (02/03) na região Sul da cidade como forma de conter os agravantes números de infestação da doença na cidade.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Segundo a assessoria da Prefeitura, houve uma mobilização de limpeza na região Sul da cidade e vai até sábado dia (04/03). Durante o período, o município irá disponibilizar equipamentos e servidores que atuarão, principalmente, na região do Bubas.

A força-tarefa tem como intuito minimizar os efeitos da doença na região, que se encontra em uma situação preocupante. Dentre os objetivos da ação, destacam-se o envolvimento da comunidade no trabalho e a convocação de associações e grupos comunitários para integrarem o serviço.

Neste primeiro momento, as Secretarias da Saúde, Meio Ambiente, Obras e Agricultura fornecerão o maquinário necessário para a retirada dos resíduos. As demais pastas contribuirão com ações de educação ambiental em escolas, contatos com empresários e forças de segurança para auxiliar no trabalho, entre outras iniciativas.

Espaço Publicitário