Estamos passando por uma pandemia mundial. Os casos de Covid-19 estão aumentando, por isso, o número de teste de coronavírus vem em uma crescente por todo o Brasil.

Dados da Covid-19

De acordo com a revista Saúde, “especialistas do mundo todo estão sendo enfáticos em dizer que o controle da Covid-19 depende da capacidade de testar a população. Em agosto de 2020, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) apontava: entre o início da pandemia e o mês de julho, quase 13,5 milhões de pessoas, pouco mais de 6% da população, tinha feito algum teste para saber se haviam sido infectados pelo vírus. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela ainda que 4,7 milhões de brasileiros fizeram o teste RT-PCR e 6,4 milhões passaram pelo teste rápido”.

Dados Foz do Iguaçu

Conversamos também com a assessoria do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que nos comunicou que o hospital já realizou cerca de 45.412 exames para o Covid-19, nesse ano de 2020. Os exames foram realizados desde o início da pandemia em nosso município.

Buscamos saber também se as medidas adotas pelo município nos últimos meses teve algum efeito positivo na redução de casos. Pois quanto mais pessoas tiverem sintomas mais testes serão feitos.

Para isso, o diretor técnico do Hospital Municipal, Fábio Marques, nos informou que leva cerca de dez dias para começar a notar os efeitos dessa medida restritiva. “Nós contamos cinco dias do período de incubação, desde que a pessoa teve o contato com a pessoa infectada, ou seja, depois de cinco dias ela começa a desenvolver os sintomas. A coleta é feita após dois a três dias, ou seja, sete a oito dias desde o contato com a pessoa infectada, e o resultado sai em até 48h. Com isso se tem dez dias ao todo desde o contato da pessoa com o caso positivo. Então para a gente identificar algum sucesso nas medidas de restrição, a gente precisa analisar o período após os dez primeiros dias”.

Teste de Coronavírus

Teste para detecção do Coronavírus, Covid-19, por PCR (RT-PCR)

Para realizar o paciente deve estar entre o 2º ao 12º dia do início dos sintomas, e apresentando febre, tosse seca, cansaço e etc. O resultado sai em até três dias úteis e o material coletado vem da secreção do nariz com a garganta. O exame identifica o vírus na fase aguda da doença.

Antígeno para Covid-19

 O paciente deve estar no 1º ao 10º dia do início dos sintomas, apresentando febre, tosse seca, cansaço e etc. Resultado sai em três horas, e é retirado da secreção do nariz com a garganta.

covid-teste
Foto: Reprodução da internet.

Sorologia para Covid-19

O paciente deve estar no 14º dia do início dos sintomas. Resultado sai em até dois dias úteis. E coletado o sangue do paciente. Trazendo resultados isolados seja para IgM e IgG ou IgG e IgA. Ele permite saber se já foi contraído em algum momento o vírus.

covid-teste
Foto: Reprodução da internet.

Anticorpos totais para Covid-19

Nesse caso, o paciente deve estar no 14º dia do início dos sintomas. Resultado sai em até dois dias úteis. E coletado o sangue do paciente. É um exame de alta sensibilidade, sendo capaz de apresentar resultados com muita precisão.

covid-teste
Foto: Reprodução da internet.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião