banner-foz-itaipu-foz

A Covid-19 veio com tudo ao redor do globo e vários países tomaram medidas logo no começo, como o caso da Argentina. No dia 15 de março de 2020, quando a situação começou a se agravar, a Argentina fechou suas fronteiras, buscando parar o avanço da Covid-19 no país. Também houve o fechamento da fronteira Paraguai-Argentina, nossos dois países vizinhos.

Depois de mais de um ano de pandemia, a Argentina poderá enfim reabrir a fronteira com o Paraguai entre setembro e outubro, voltando com as atividades comerciais e ao antigo normal, porém nada ainda está certo, segundo o portal de notícias La Nación.

Ainda estamos em um momento de muito cuidado, e ambos os países estão mantendo as medidas restritivas para a saúde de todos. Para a reabertura da fronteira Paraguai-Argentina, é preciso que aconteça um avanço maior da campanha de vacinação do Paraguai.

O Paraguai havia feito a compra de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, porém apenas recebeu 484 mil (dados até o dia 25 de maio). Com a lenta progressão da vacinação no país, mais mortes estão sendo registradas, assim como mais casos da doença. Vários leitos de UTI pelas principais cidades do Paraguai já estão com 100% de ocupação.

A reabertura da fronteira Paraguai-Argentina foi anunciada pelo chefe da Direção Geral de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, na rádio 650 AM. “Pelas conversas que tivemos com nossos homólogos argentinos, eles esperam que entre setembro e outubro as fronteiras possam ser reabertas, o que vai depender do fluxo de vacinação”, disse, segundo La Nación.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião