Com a vacinação progredindo em Foz do Iguaçu, novas doses da vacina contra a covid-19 chegam no estado do Paraná e na cidade. No total, vão ser 309.200 doses da vacina no estado, e amanhã de manhã devem ser distribuídas pelos municípios.

Nesse novo lote, as vacinas vão ser todas para a primeira dose contra a covid-19. A maioria das vacinas são da Oxford/AstraZeneca, com 303.000 doses, com isso 6.200 são da Coronavac.

Das 303 mil doses da Oxford/AstraZeneca, cerca de 270 mil vão ser direcionadas ao grupo de pessoas que têm entre 60 e 64 anos, e mais de 2.200 doses vão ser para profissionais das forças de segurança. A reserva técnica é de 30.343 doses, ou seja, caso ocorra alguma perda operacional, seja por falha no transporte ou na temperatura, essas 30 mil doses serão utilizadas.

Já as vacinas da Coronavac, que são ao todo 6.200 doses, 5.581 vão ser para idosos entre 60 e 64 anos, e a reserva técnica é de 619 vacinas. Caso não haja nenhum problema, as vacinas de reserva técnica de ambas a Oxford/AstraZeneca e Cornovac, poderão ser aplicadas.

Vacinação da segunda dose

Desde terça-feira não está acontecendo a vacinação da primeira dose, apenas da segunda, e isso ocorreu por causa da falta de vacinas. Com esse novo lote, que deve chegar amanhã de manhã, no dia 30 de abril, a retomada da vacinação da primeira dose irá acontecer.

De acordo com Adriana Izuka, coordenadora do plano de imunização da covid-19 aqui em Foz do Iguaçu, por ser um número maior de doses que o estado vai receber, Foz também deve receber mais, em comparação com o último lote, que tinha cerca de 200 mil doses da vacina.

 “A gente acredita que deve vir um pouco mais do que o anterior, talvez em torno de 5 mil doses. Mas a gente precisa saber se todas as doses serão para a primeira dose.”, diz a coordenadora em entrevista para o Meio Dia Paraná. “Com a vacina chegando, vemos o quantitativo e reabrimos o agendamento da vacinação”, finaliza.

Estado já está vacinando pessoas com mais de 60 anos

Cerca de 63 municípios do Paraná já estão vacinando pessoas com mais de 60 anos, ficando na casa dos 15%, no total. O ritmo é acelerado na aplicação contra a covid-19, sendo que o estado já aplicou 2.695.820 doses da vacina (dados do dia 29, de acordo com o Vacinômetro).

Relativo à primeira dose, 1.726.120 já foram aplicadas, e 969.700 vacinas da segunda dose foram aplicadas no Paraná. Em Foz do Iguaçu, esse número é de 60.129 vacinas aplicadas, num total de 63.979 vacinas recebidas.

É importante reforçar as medidas de segurança, para que o número de casos confirmados e casos de óbitos sejam abaixados, faça a sua parte e fique em casa sempre que possível, use máscara e mantenha o distanciamento social.

Espaço publicitário

ALEP Covid 19

Diálogos 100fronteiras

1 Comentário

Deixe a sua opinião