Nos últimos o alerta para a Covid-19 foi acionado em todo o Brasil, e em Foz do Iguaçu não foi diferente. Depois de meses com poucos casos confirmados e a situação controlada, nesta última semana o alerta para o aumento de infecções foi acionado. Conversamos com a Secretaria de Saúde do Município de Foz para saber como está o quadro na cidade atualmente:

Como está a média de casos diário atualmente?

Atualmente estamos com uma média de 57 casos/dia.

Em que momento vocês perceberam essa aumento e qual era a média anterior?

Fazemos uma avaliação semanal do número de casos. Passamos de 77 casos na semana epidemiológica 45 para 404 casos na semana 46, representando um aumento de 431% no número de casos.

Quais as principais medidas que a Secretaria de Saúde está tomando neste momento?

As medidas são as mesmas que estão vigentes. Medidas não farmacológicas (lavagem das mãos e utilização do álcool gel, recomendação de uso de máscaras e evitar aglomerações) e vacinação.

Há possibilidade de voltar o uso obrigatório de máscara?

Essa obrigatoriedade está vinculada ao cenário epidemiológico. Caso seja necessário pode se tornar obrigatório sim.

Para quem ainda não se vacinou ou não terminou o ciclo, onde encontrar a vacina? É só chegar nos postos ou tem que agendar?

A vacina para jovens e adultos encontra-se em todas as Unidades de Saúde para a demanda espontânea, não necessitando de agendamento. Para as demais faixas etárias conforme esquema abaixo:

  • Pfizer Pediátrica para crianças de 06 meses a 02 anos 11 meses e 29 dias, através de agendamento pelo site da Prefeitura. Disponível nas unidades: AKLP, Padre Monti, São João, Campos do Iguaçu e Maracanã;
  • Crianças de 03 a 04 anos a vacina está disponível nas unidades: AKLP, Padre Monti, São João, Maracanã, Campos do Iguaçu;
  • Crianças de 05 a 11 anos a vacina está disponível nas unidades: Vila Yolanda, Jardim São Paulo 1, Portal da Foz, Vila C Nova, Sol de Maio, Profilurb 2;
  • Para adolescentes e adultos a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Tem algum telefone de plantão ativo? Se sim qual o número?

No momento não tem plantão ativo. Mas, em qualquer situação, a pessoa pode procurar a sua UBS de referência. Aquela que ela está acostumada receber os atendimentos de rotina para tirar dúvidas.

Sabem dizer quantos % da população não foi vacinada ou não completou o clico?

Nas imagens abaixo aparecem a porcentagem atual.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião