Saiba a importância do diagnóstico precoce do Transtorno Global do Desenvolvimento

Os sintomas surgem nos primeiros anos de vida e podem ser facilmente identificados, principalmente no que diz respeito à interação social, que nesse caso é restrita.

O Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) surge nos pequenos e pode manifestar-se até os 5 anos de vida, fazendo parte de uma cadeia de transtornos que incluem o autismo (TEA), as psicoses infantis, a síndrome de Asperger, a síndrome de Kanner e a síndrome de Rett.

Para saber se a criança possui transtorno de desenvolvimento é preciso ficar atento ao comportamento dela, que se caracteriza por isolamento social e dificuldade de conversar.

• Estereotipias;
• Dificuldades na coordenação motora;
• Dificuldades de comunicação oral (nesses casos, a criança passa a se comunicar por meio de gestos);
• Falta de concentração;
• Mudança repentina de humor;
• Aversão ao toque;
• Dificuldades para estabelecer contato visual;
• Problemas para começar uma conversa;
• Preferência por brincadeiras solitárias;
• Ecolalia (quando a criança repete o que outra pessoa fala).

Essas características interferem totalmente no desenvolvimento da criança e convivência com outras crianças. Por isso, ao perceber algum desses sintomas, os pais devem procurar ajuda especializada.
Em Foz do Iguaçu, a Somare Espaço Terapêutico e Educacional possui uma equipe qualificada para realizar a intervenção necessária no desenvolvimento social e educacional da criança, pois é equipada para atender crianças com TEA, transtorno que provoca os mesmos distúrbios que o TGD.

A clínica possui um quadro de profissionais que atendem nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, terapia com animais, terapia alimentar, terapia ocupacional e integração sensorial. Mas é válido destacar que antes de realizar qualquer um desses tratamentos os pais devem levar o filho ao médico, que fará o diagnóstico correto e encaminhará a criança ao tratamento adequado.

De qualquer forma, o melhor tratamento ainda é a identificação precoce, por isso, ao perceber alguns dos sintomas acima, busque ajuda. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor será o desenvolvimento e a inclusão social da criança, principalmente na escola

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião