Rio de Janeiro se prepara para receber a edição histórica do Digital Media LATAM

295

Pela primeira vez, o evento anual para a América Latina da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) será realizado no Brasil.

Mais de 350 executivos, de 80 empresas de mídia, de 22 países da América Latina e do mundo estarão presentes no Digital Media LATAM, #DML19. Paywalls, modelos de assinaturas e receita, análises de audiências, diversificação da receita, conteúdo patrocinado, novas narrativas digitais, estratégias de captação de audiências, distribuição de conteúdo em plataformas são algumas das temáticas centrais da sétima edição do evento, que acontecerá no Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, Brasil, de 11 a 13 de novembro.

Transformações estratégicas que apontam para um modelo de conteúdo pago

A edição de 2019 do Digital Media LATAM trará quatro casos muito distintos que compartilham um ponto em comum: a aposta em longo prazo para fazer do leitor a principal fonte de receita da empresa. Através da integração das redações, diversificação de receitas digitais, alteração na frequência de publicação impressa ou abordagens nas mensagens para seus leitores, os jornais: O Globo (Brasil), Le Figaro (França), Rede Gazeta (Brasil) e The Guardian (Reino Unido) estão efetuando profundas mudanças no seu modelo de negócio cujos detalhes, desafios e resultados serão apresentados durante o evento.

Outros casos pertinentes para todo o meio, buscando receitas através de seus leitores, fidelizando- os, fornecendo conteúdo e serviços diferenciados, serão apresentados pelos nativos digitais: Mediapart (França), Whereby.Us (Estados Unidos) e Quartz (Estados Unidos).

 

 

 

 

Ismael Nafría, consultor da WAN-IFRA e Diretor Editorial e Digital do National Geographic da Espanha, liderará um painel com a presença ilustre de Juan Pardinas, Diretor Editorial do Reforma (México); Paula Miraglia, CEO de Nexo (Brasil) e Camila Marques, Editora Digital e de Audiência da Folha de S. Paulo (Brasil), irão compartilhar lições das suas estratégias de conteúdo pago. Isso faz parte de um dos projetos da WAN-IFRA deste ano, organizado em conjunto com o Google e com a Mather Economics: o Laboratório de Assinaturas Digitais do Google News Initiative (GNI).

Distribuição, vídeo e novos formatos

National Geographic contará no Rio de Janeiro como conseguiu se tornar este ano a primeira marca a atingir mais de 100 milhões de seguidores no Instagram, e a estratégia de negócios por detrás deste resultado. CNN e The New York Times apresentarão detalhes sobre como distribuem seu conteúdo através das múltiplas plataformas de distribuição existentes hoje no mundo digital. Karim Ben Khalifa contará como usam a tecnologia, em particular a realidade virtual e aumentada, a serviço do jornalismo que cria empatia e, portanto tem mais impacto em seu premiado documentário The Enemy.

Áudio, inovação em narrativas e em produto

Slate e Prisa Radio serão parte de uma sessão sobre estratégias de podcasts, narrativas de áudio e sua monetização, enquanto que The Washington PostJOTA e La Nación (Argentina) se concentrarão em compartilhar suas mais recentes inovações em termos de narrativas digitais.

Transformação e produto na mídia regional

Rede Gazeta apresentará como decidiu e implementou a maior transformação de sua história – deixando de ter edição impressa diária do seu jornal, passando a publicar aos finais de semana, com foco em uma proposta de notícias de qualidade para o público local. Um caso fascinante para qualquer publicação regional latino-americana hoje em dia. Por outro lado, McClatchy compartilhará com os participantes a importância que tem os cargos e funções vinculados ao produto hoje para qualquer empresa jornalística que deseja ter uma estratégia digital robusta.

Prêmio Digital Media LATAM 2019: um novo ano celebrando a inovação da indústria jornalística digital latino-americana

Mais de 30 prêmios distribuídos em 11 categorias serão apresentados durante a Cerimônia de Entrega da quinta edição do Prêmios Digital Media LATAM, na terça-feira, 12 de novembro de 2019. Os 120 projetos de 45 empresas e 12 países fizeram desta quinta edição uma das mais competitivas e internacionais. Esta edição contou com 16 membros do júri, sendo a edição com o júri mais diverso e numeroso. Rosental Alves, membro do júri e Diretor Executivo do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, abrirá a Cerimônia este ano.

Sobre a conferência Digital Media LATAM 2019

Organizada pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), Digital Media LATAM é a conferência mais importante da região sobre transformação digital da indústria jornalística. Este ano, o evento conta com o apoio estratégico da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e de O Globo. Mais de 30 palestrantes, de 12 países, compartilharão suas melhores práticas com os mais de 350 participantes registrados para esta edição de dois dias e meio, destinada a altos executivos de mídia da América Latina.

O programa completo está disponível em: dml.wan-ifra.org

Consulte a lista dos participantes.

Sobre WAN-IFRA

A WAN-IFRA é a Associação Mundial de Editores de Notícias e representa mais de 18.000 publicações, 15.000 sites e mais de 3.000 empresas em mais de 120 países. Com sede em Paris, França e Frankfurt, Alemanha, e subsidiárias em Cingapura, Chennai, Índia e Cidade do México, a WAN-IFRA é a representante oficial da comunidade jornalística internacional frente as Nações Unidas, UNESCO e Conselho Europeu. Sua principal missão é defender e promover a liberdade de imprensa, o jornalismo de qualidade e a integridade editorial, promovendo também o sucesso dos negócios.

O escritório da WAN-IFRA nas Américas, com sede na Cidade do México, ajuda a fornecer serviços como conferências, treinamento, consultoria, assessoria e conhecimento aos membros da região.




Deixe um comentário