No mercado financeiro, é essencial saber como proteger e potencializar seu patrimônio. Entre as diversas estratégias existentes se destaca pela eficácia e relevância a diversificação de investimentos.

A diversificação de investimentos é a essência de qualquer estratégia de investimento, uma vez que possibilita a mitigação de riscos e a potencialização de rentabilidade.

“Quanto maior a diversificação, mais robusto se torna o portfólio de investimentos e menor é a exposição ao risco sistemático. A diversificação é o pilar fundamental para qualquer investidor”.

Explica Lucas Girão, Assessor de Investimentos.

Ao diversificar seu portifólio, é possível dividir os investimentos entre renda fixa e renda variável e outras classes de ativos. A renda fixa é composta por ativos cujos retornos são definidos no momento da aplicação, como títulos do governo, Títulos bancários e créditos privados, basicamente, sabe-se o quanto se ganhará em um período determinado.

Por outro lado, a renda variável abrange ativos de maior risco, como ações, fundos multimercados, fundos imobiliários e fundos alternativos, os quais apresentam maior oscilação.

“O papel do assessor de investimentos é analisar o mercado, compreender seus ciclos e antecipar suas tendências para poder realizar uma alocação de recursos mais eficiente e uma diversificação mais segura”.

Afirma Lucas Girão.
Lucas Girão Assessor de Investimentos
Lucas Girão, Assessor de Investimentos.

Primeiros passos para investidores iniciantes:

  • Reserva de emergência; seu presente
  • Planejar o futuro financeiro; sua aposentadoria
  • Investir em ativos que geram renda passiva e potencializam o patrimônio;
  • Diversificar em ativos que geram renda passiva e promovem crescimento patrimonial em outros países; diversificar entre países