Mãe, esposa, médica, mulher forte e carioca com o astral lá em cima, essa é a Dra. Isabel Mendes, pediatra em Foz do Iguaçu. Todos temos um propósito de vida, e cuidar das crianças é o que a Dra. Isabel ama, aliás, já tinha sua profissão em mente quando tinha apenas 6 anos de idade.
“Quando criança, minha ídola era minha pediatra. Eu tive uma doença chamada síndrome nefrótica e fiquei muito tempo de repouso, tinha pressão alta e não podia fazer exercício físico, não podia brincar e estava fazendo dieta, tudo para tratar a doença. Teve um dia em que cheguei no consultório e ela disse para minha mãe ‘olha mãe, pode comprar a bicicleta dela, ela está de alta’. Neste momento, tive certeza de que queria ser igual a ela. Desde então, trilhei este caminho. Também sou bióloga; medicina não foi minha primeira formação, mas ainda assim não deixei de fazer o que eu realmente gostava. Na medicina, sempre tive muita certeza da minha especialização: tinha que ser pediatria”.
Relembra a Dra. Isabel Mendes.
Todas as etapas de sua formação foram no Rio de Janeiro. Além da pediatria, a Dra. Isabel também tem treinamento em pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pensando em ter uma vida mais tranquila e construir uma família, Isabel e seu marido decidiram deixar o Rio de Janeiro, sua cidade natal, e passaram por Chapecó, Francisco Beltrão até chegarem em Foz do Iguaçu, a cidade que os acolheu e que foi escolhida para construir uma vida.
“Estamos muito felizes em Foz do Iguaçu. Meu marido está cursando medicina no Paraguai, eu trabalho no Hospital Costa Cavalcanti, Hospital Municipal e também sou professora de Pediatria na Universidade Federal Latino Americana (UNILA). Além disso, sou chefe do internato de pediatria. Tenho meu filho Joaquim de 7 anos e todos amamos Foz”.

Assim como toda área, a pediatria também tem seus desafios. A Dra. Isabel explica que, hoje, com a internet, os pais têm muitas informações, sejam elas boas ou ruins, e é desafiador desconstruir uma ideia já criada.
“Precisamos mostrar para esses pais quem somos como profissionais, transmitir confiança para que eles se sintam seguros em entregar a saúde do filho em nossas mãos”.
As “5 Semanas de Amor” e sua importância para a maternidade
Hoje, o ápice da medicina é construir uma conexão entre médico e paciente, e por isso, a Dra. Isabel criou as “5 Semanas de Amor”, que consistem em um acompanhamento desde a 32ª semana de gestação. Neste processo, a Dra. esclarece tudo sobre maternidade, como dúvidas sobre o enxoval, amamentação e os medos. É uma construção de relacionamento com essa mãe para que ela tenha mais segurança na hora do parto e na hora de exercer a maternidade.
“É de grande importância ter essas 5 Semanas de Amor. Eu sou mãe e entendo as dificuldades desse mundo que é a maternidade, por isso auxiliar essas novas mamães tem sido um projeto muito especial para mim”.
O projeto consiste em 5 consultas domiciliares com a Dra. Isabel, que acompanha de perto essa nova vida, esclarece as dúvidas que possam existir, fazendo com que este novo momento seja mais leve e seguro.





“Precisamos ter empatia. Chegar nessa mãe e falar ‘eu sei pelo o que você está passando, e vai ficar tudo bem’ é um momento desafiador, e é essencial empoderar essa nova mãe, que não deixa de ser uma nova mulher”, explica a Dra.
Nathalia Figueiredo foi a primeira paciente da Dra. Isabel no projeto 5 Semanas de Amor. Ela teve complicações para amamentar e a consulta domiciliar foi um divisor de águas para ela e seu filho Gabriel.
“O parto foi excelente. Tive o primeiro contato com meu filho, foi lindo. Mas logo depois tive um processo alérgico e não consegui continuar amamentando. Ele veio mamar depois de muitas horas e não tive a orientação correta da pega. Foi aí que entrou a Dra. Isabel. Ela foi na minha casa para que fosse mais cômodo para mim e meu filho. Isso foi um divisor de águas em nossas vidas. Ela nos explicou como era a amamentação e fez com que o Gabriel conseguisse mamar de imediato. Se hoje eu o amamento, é por conta dessa consulta”, relata Nathalia.
Além das “5 Semanas de Amor”, a Dra. destaca o conceito dos 1000 dias, que mostram o quanto é possível influenciar na vida de um adulto tendo uma gestação e infância saudável. “Antigamente, nossos avós ou pais iam ao médico com 30 anos de idade. Hoje não, hoje sabemos que precisamos começar a cuidar da saúde desde pequeno. Então, imagina se você pode, desde muito cedo, organizar a vida do teu filho e impedir que ele seja exposto a fatores de doença? Isso se chama prevenção primordial”, explica Dra. Isabel.
Dra. Isabel atende famílias de toda a Tríplice Fronteira: Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. As consultas são para crianças/adolescentes até os 15 anos de idade.



“Hoje sou uma mulher realizada, mas ainda busco novos conhecimentos para aperfeiçoar ainda mais os atendimentos e oferecer a essas novas mamães a segurança que elas merecem.”
Além de pediatra, Dra. Isabel é mãe, esposa e principalmente uma mulher que não tem limites. É ativa e busca dar o seu melhor em todos os papéis que precisa cumprir.

“Tento manter minha vida equilibrada na medida do possível. Ainda me cobro para estar mais presente, mas sempre que posso, faço questão de estar com minha família. Eu amo cozinhar para eles, para quem frequenta minha casa. Inclusive, estou escrevendo um livro de introdução alimentar com várias receitas. Amo viajar também, realizar atividades físicas, planejo o máximo para ser uma mãe e esposa presente e ainda sim dar conta do que eu amo fazer, que é a pediatria”, finaliza Dra. Isabel.
“Nasce uma mãe, mas não morre a mulher!
FOTOS: Piskee | Marketing Digital
LOOK: Recanto da Moda
JALECO: Use Anny
JÓIAS: Desing de Joias Finas
MAQUIADORA: Andressa EsperandioLOCAL: Vivaz Cataratas Hotel Resort