Renato Smania Studio de Arquitetura comemora 15 anos de sucesso

815

 

Fotos: Armando Abdias

 

Muitos esperam acontecer, outros fazem acontecer. Assim é Renato Smania, arquiteto que domina a habilidade de desenhar e se supera a cada novo projeto desenvolvido.

Ele começou cedo. Ainda no primeiro ano de faculdade, decidiu que abriria um escritório. Para muitos, uma ideia ousada, mas Renato sabia que para alcançar o sucesso precisaria fazer o que a maioria dos estudantes não fazia, precisaria começar. “Eu sempre fui muito ansioso e quando entrei na faculdade não tinha noção nenhuma do que era arquitetura. No entanto eu sempre soube que deveria começar cedo, se quisesse me destacar no mercado futuramente. Por isso montei um escritório”, explica Smania.

E como ele é natural de Santa Terezinha de Itaipu (PR), foi lá que abriu o escritório que leva seu nome – Renato Smania Studio de Arquitetura – em 2003. Hoje, passados 15 anos desde aquela iniciativa, o escritório não apenas está consolidado na cidade, como também realiza projetos para outras cidades do país e exterior.

Tons de preto

Todo profissional da arquitetura busca inspirar-se em alguém no início da carreira profissional ou ainda quando está na vida acadêmica. Os primeiros profissionais em que Smania se inspirou na faculdade foram o arquiteto italiano Renzo Piano e o americano Richard Meier. No entanto hoje ele tem sua própria identidade, que é caracterizada pela utilização da cor preta, seja em área interna ou externa.

Buscando um equilíbrio entre a forma e a funcionalidade, o trabalho do arquiteto é voltado para projetos e interiores contemporâneos e neoclássicos nas áreas comercial, residencial, corporativa, condominial e predial. “Trabalhamos sempre com o que o cliente almeja. Eu tenho uma marca, as pessoas identificam meu traço, mas eu busco seguir o desejo dos clientes, sem um padrão. Eu topo o desafio que aparecer”, destaca.

Também está sempre inovando nos trabalhos, por isso realiza muitas viagens pelo mundo, além de manter-se atualizado com pesquisas e cursos voltados à arquitetura.

Principais viagens e premiações da carreira

2011 – Feira de Bologna e Milão, na Itália.

2014 – 1° lugar na premiação do Top Decor.

2015 – Viagem para a Jordânia, pelo programa Lá Vou Eu, da Todeschini.

2015 – Feira de Milão, na Itália, pelo Top Decor.

2016 – 1° lugar na premiação do Top Decor.

2016 – Visita dos melhores arquitetos do Brasil a fabrica da Natuzzi na Itália.

2016 – Viagem para a Tailândia e Dubai, pelo programa Lá Vou Eu, da Todeschini.

2017 – 1° lugar na premiação do Top Decor.

2017 – Vitrine assinada na loja Sierra Móveis.

2017 – Viagem para a Eslovênia, pelo programa Lá Vou Eu, da Todeschini.

2017 – Viagem para a França, pela Evviva.

2018 – Viagem para as Bahamas e Miami, pela SCA.

2018 – Feira de Milão, na Itália.

Essas constantes viagens e premiações proporcionaram a Smania a credibilidade de ter seu trabalho reconhecido internacionalmente. Hoje ele tem trabalhos na área da arquitetura de interiores assinados em Miami e Itália. Já no Brasil, os principais projetos concentram-se em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Renato Smania Studio de Arquitetura

Há 15 anos, quando montou o escritório, Smania sonhava em poder oferecer um trabalho de qualidade, mas com o diferencial de atender a todos os públicos, valorizando o traço e a essência de cada obra. Hoje o escritório possui uma equipe com cinco arquitetos e quatro estagiárias e realiza constantes trabalhos para a região e também para o Paraguai. “Posso dizer, com toda a certeza e orgulho, que ter começado cedo contribuiu para que eu fizesse o meu nome na região, e hoje poder ter a minha marca divulgada em outros países mundo afora é o auge da minha satisfação pessoal e profissional. Agradeço muito a Deus por sempre me abençoar, e a minha família e minha esposa, Elaine, por estarem comigo em cada novo desafio”, conclui.

 

Endereço: Rua João XXIII, 728 – Sala 01 – Santa Terezinha de Itaipu

Telefone: (45) 3541-0010

Facebook: @renatosmaniastudiodearquitetura

 




Deixe um comentário