O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Por trás dos portões no número 150 da Fray Luis Beltrán, em Puerto Iguazú, os visitantes são surpreendidos pelo “Jardin de los Picaflores”. Fundado em 1980 por dona Marilene, o que era um passatempo pessoal transformou-se em um exuberante santuário que abriga mais de 300 espécies de plantas.
O lugar passou a servir como um habitat natural para beija-flores, variadas aves e borboletas nativas da região. A riqueza da fauna e flora atraiu o interesse de ornitólogos e biólogos. Esse fascínio levou dona Marilene a abrir suas portas ao público há 15 anos, transformando seu espaço pessoal em um ponto de interesse turístico.
Foto: Débora Lazurus
Atualmente, com a ajuda de seus filhos, Adrian e Leandro, o jardim recebe visitantes de todo o mundo durante quase todo o ano. A única pausa ocorre nos meses de novembro e dezembro, quando os beija-flores se retiram para a mata, dedicando-se à reprodução. Em caso de chuva, o espaço também fica fechado.
O “Jardin de los Picaflores”, em português “Jardim dos Beija-flores”, se destaca pela tranquilidade que proporciona aos visitantes. Com espaços de descanso posicionados de forma pensada, o local oferece uma vista panorâmica das aves, tornando-se um convite para aqueles que buscam um momento de relaxamento e conexão com a natureza.
Foto: Jorge Dorneles
E para quem gosta de levar souvenires dos lugares onde visita ou para quem gosta de estudar, o jardim tem uma pequena loja, onde você pode comprar materiais bibliográficos relacionados à flora e à fauna da região.
O Jardim funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h e as visitas devem ser agendadas. A entrada custa 3.000 pesos para maiores de 13 anos e 2.500 pesos para aposentados argentinos e para crianças de 8 a 12 anos. Os visitantes podem permanecer por uma hora dentro do jardim e a recomendação é passar repelente antes da visita.
A existência do jardim destaca a possibilidade de uma coexistência harmoniosa entre ambientes urbanos e naturais, mostrando que é possível, mesmo em áreas urbanizadas, oferecer uma imersão completa na rica biodiversidade da região.