banner-foz-itaipu-foz

Em 2021 é quando acontece o novo ano eleitoral na Argentina, e nossos hermanos têm em mãos a possibilidade de escolher seus representantes pelos próximos anos. Porém, o sistema eleitoral lá é um pouco diferente do nosso, então descubra aqui como funcionam as eleições em Puerto Iguazú.

Como funciona? 

No sistema eleitoral da Argentina, acontecem primeiro as eleições primárias, que decidem quais candidatos de cada partido político vão para o 1 turno, chamada de “PASO”. Para continuar na corrida eleitoral, o candidato deve conseguir 1,5% da intenção de votos, caso não consiga, ele fica fora da eleição. 

Depois disso, a eleição ocorre de forma definitiva. A população de cada província – como são chamados os estados aqui do Brasil. Ao todo são 23 províncias e a capital. A população então sai para votar duas vezes, uma para o PASO e a segunda para a definitiva. 

O Congresso da Nação é bicameral (o poder legislativo é composto por duas Câmaras ou Casas Legislativas). A Câmara dos Deputados com 257 membros diretamente eleitos para mandatos de 4 anos, sendo que a metade dos seus membros é renovada a cada 2 anos. O Senado está formado por 72 membros diretamente eleitos para mandatos de 6 anos, sendo que um terço é renovado a cada dois anos

O que muda?

Vão ser renovadas 127 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados, bem como 24 das 72 cadeiras do Senado da Nação.

As eleições legislativas ocorrerão no dia 24 de outubro deste ano, e é importante lembrar que o governo propôs cancelar. Entrou também no Congresso um projeto de lei para regular a suspensão provisória do PASO, isso dependendo de como a pandemia do coronavírus irá evoluir até lá.

No caso da província de Misiones – estado onde localiza-se Foz do Iguaçu, o governo da província decidiu antecipar as eleições legislativas, e será no dia 6 de junho deste ano.

Em Puerto Iguazú

Na nossa cidade vizinha, cabe ao eleitor escolher seus representantes no dia 6 de junho desse ano. Os cidadãos deverão eleger os novos vereadores em nível local, onde haverá a renovação de 3 cadeiras do Honorável Conselho Deliberativo de Puerto Iguazú.

Candidatos

O difícil contexto em que essas eleições em Puerto Iguazú se enquadram nesse momento de pandemia acrescenta uma importância à própria questão. Segundo dados coletados em diferentes pesquisas, o candidato mais forte do partido governista Frente Renovador de la Concordia é o atual conselheiro Ernesto Benítez.

Os demais candidatos da Frente Renovador de la Concordia são: Arturo Garcia, Domingo Martinez, Daniel Peralta.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião