Com uma vibrante recuperação turística, Puerto Iguazú na Argentina registra um crescimento significativo no aeroporto. De janeiro a maio de 2023, o Aeroporto de Puerto Iguazú registrou um aumento de 51% no tráfego de passageiros, representando um aumento de 47% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Estamos observando uma tendência muito positiva no setor turístico da província como um todo. Isto é evidente nos dados mais recentes, onde o número de passageiros aéreos aumentou de 535 mil nos primeiros meses de 2022 para 786 mil em 2023. Isso indica que estamos crescendo no mesmo ritmo que o nível nacional”.

afirma José María Arrúa, Ministro de Turismo de Misiones, em entrevista ao portal La Voz de Cataratas.

O tráfego de aeronaves também destaca a ascensão turística da região, com a província registrando um aumento de 49% (de 4.095 para 6.085). Dentro desses números, Iguazú teve um aumento de 52% (de 3.020 para 4.583) e Posadas, 40% (de 1.075 para 1.502).

Estas estatísticas refletem os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho Nacional. A categoria “hotéis e restaurantes” apresentou um crescimento de 16.7% em relação ao ano anterior, liderando o aumento de trabalhadores com registro formal em março. “A nossa média está alinhada com a média nacional, com um aumento de 16% no emprego. O setor de serviços é o que mais cresce, com o turismo ocupando o primeiro lugar”, comenta Arrúa.

A indústria turística é a fonte de renda para 25.000 famílias missionárias, direta e indiretamente. Arrúa ressalta: “Quando um passageiro chega à província, toda a cadeia turística é ativada, desde alojamento a táxis, vans, lojas, etc. E se o turismo cresce, a geração de empregos em Misiones cresce, todos nós crescemos. Afinal, turismo é trabalho e desenvolvimento econômico”.