O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foto enviada pela jornalista Silvana Canal no "Grupo de Imprensa" no WhatsApp.
Na quarta-feira, dia 12 de julho, vários alertas estavam sendo feitos na cidade com a possibilidade de um temporal se aproximando, por conta de um ciclone extratropical, e de fato aconteceu. Durante todo o dia a sensação era de um tempo abafado, que mudou bruscamente após a chuva.
Por volta das 16h30 um forte vento começou na cidade, acompanhado por uma chuva intensa que causou estragos em diversas regiões, com quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica e problemas na distribuição de água. De acordo com o Simepar, foram registrados ventos de 90 km/h na cidade e a temperatura caiu quase 10° no comparativo antes e após o temporal em Foz do Iguaçu.
Momento em que o temporral chegava a Foz do Iguaçu. Vídeo enviado pela jornalista Izabelle Ferrari no “Grupo da Imprensa” no WhatsApp.
De acordo com a Defesa Civil, foram registradas dez quedas de árvores em vias públicas, nas regiões da Vila A, Vila C, Portal da Foz, Morumbi e Porto Meira. “A situação de maior transtorno foi na Avenida Tancredo Neves, com a queda de uma árvore e um poste, causando danos à rede elétrica. Não houve registros de estragos em veículos e nenhuma pessoa ficou ferida”, informou Vandro Cézar, do setor operativo da Defesa Civil.
Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (13), a Copel informou que mais de 32 mil unidades consumidoras estavam sem energia no Oeste e Sudoeste do Estado. A empresa afirmou que, devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chegaram a ser destruídos.
Com a queda de energia, a distribuição de água também foi afetada – especialmente na região Norte, mas de acordo com a Sanepar, a produção e distribuição está sendo retomada gradualmente e a previsão é de que a normalização do abastecimento ocorra até fim da manhã de hoje (13).
Previsão do tempo para os próximos dias em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu continua no radar do Instituto Nacional de Meteorologia, com dois alertas para a cidade, um de “declínio de temperatura” que já podemos observar e outro de “vendaval” que deve encerrar já na manhã desta quinta-feira.
De acordo com o serviço meteorológico, as temperaturas ficam entre 10º e 18º na quinta-feira, durante o dia ainda há possibilidade de chuva (fraca). Já na sexta-feira a temperatura fica um pouco mais baixa, entre 8º e 14º – sem previsão de chuva.
Já de acordo com o serviço do Simepar não há previsão de chuva para os próximos dias, as temperaturas nesta quinta e sexta-feira ficam entre 9º e 16º.
Com o fim da chuva, inicia o frio! Por isso, mantenha-se hidratado e agasalhado!