De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o risco de tempestades aumenta entre as regiões oeste, sudoeste, sul e central do Paraná nesta quinta-feira.

A cidade de Foz do Iguaçu, situada na região oeste, encontra-se sob a atuação de várias áreas de instabilidade. A chuva está mais bem distribuída nesta região, próxima à fronteira com a Argentina, tendo aumento significativo da instabilidade atmosférica nas próximas horas, principalmente na região de fronteira com o Paraguai.

No leste do estado, apesar de o céu estar encoberto na maior parte do dia, a expectativa é que as condições meteorológicas permaneçam relativamente estáveis, com pouca probabilidade de ocorrência de chuvas significativas.

Foto: Simepar

As regiões paranaenses, de modo geral, terão um tempo mais fechado, com muita nebulosidade e ocorrência de chuva em algumas cidades. No norte pioneiro, as pancadas de chuva são localizadas, mas fortes em alguns municípios.

Essas instabilidades são uma característica típica do período de inverno no Paraná, com o clima alternando entre períodos de estabilidade e momentos de intensa atividade de sistemas meteorológicos.

A situação, contudo, está em constante monitoramento pelos especialistas do Simepar, que atualizam as previsões regularmente para garantir que a população e os visitantes de Foz do Iguaçu estejam sempre preparados e informados sobre as condições climáticas.

Portanto, moradores e visitantes de Foz do Iguaçu devem ficar atentos ao tempo e se programar adequadamente, levando em consideração as previsões atualizadas do Simepar. Se necessário, adotar medidas de precaução para proteger-se de possíveis tempestades, principalmente à tarde e à noite. Mantenha-se seguro e informado.

Você poderá receber no seu celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

As mensagens são enviadas sempre que for necessário. Servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam de causar estragos e danos à população.