A mudança de estação chega com novidades para os paranaenses e os moradores de Foz do Iguaçu. O inverno brasileiro oficialmente se inicia nesta quarta-feira (21), às 11h58, e vai até o dia 23 de setembro, às 3h50. No entanto, este ano, a estação mais fria do ano promete um ritmo mais suave por conta da influência do fenômeno El Niño.

Reconhecido pelo aquecimento das águas do Pacífico na região da Linha do Equador, o El Niño altera a circulação de ventos e a distribuição de chuvas em todo o planeta. O resultado? Um inverno com chuvas abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, e umidade reforçada no Sudeste e no Sul do país.

O impacto do El Niño no Brasil normalmente resulta em menos chuvas para o Norte e o Nordeste, enquanto o Sul e o Sudeste recebem mais volumes

Explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “No caso da temperatura, há uma tendência de elevação em grande parte do país, o que pode elevar o risco de queimadas na região central do Brasil”, acrescenta ela, ressaltando que o inverno será menos rigoroso devido a este fenômeno climático.

Veja também:

Embora a perspectiva seja de um inverno menos rigoroso, a possibilidade de entrada de massas de ar frio e formação de geadas em áreas de maior altitude não é descartada, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Isto poderá trazer alguns dias de friagem intensa, mesmo que pontuais.

Além disso, segundo prognóstico divulgado pelo Inmet, a queda de temperatura poderá provocar dias de friagem em estados como Mato Grosso, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Portanto, este inverno trará um pouco de tudo: desde um clima mais ameno e úmido no Paraná e em Foz do Iguaçu, até momentos de frio intenso. Preparem seus casacos, teremos que andar com o guarda-roupa na mochila.