É, agora não tem para onde fugir! Após semanas de temperaturas amenas na fronteira, um ciclone extratropical se aproxima do sul do Brasil, trazendo para a região frio e chuva.

“Este sistema irá se configurar no decorrer de hoje (quarta) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”, informa o Inmet.

De acordo com o MetSul Meteorologia, o ciclone vai se formar pelo encontro de duas massas de ar: uma quente e uma fria. Ar mais frio vai avançar pelo Norte da Argentina com uma alta pressão de trajetória continental e o contraste vai aprofundar um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul a partir desta quarta.

Ciclones extratropicais são um fenômeno comum no Sul do país e ocorrem em todos os anos. O período do inverno e da primavera marca a maior frequência deste tipo de fenômeno por conta do maior contraste térmico entre ar quente e frio nas latitudes médias do continente.

Ciclone no Sul do Brasil
Fonte: MetSul.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os estados mais afetados pelo vento forte, porém o Leste do Paraná e mesmo São Paulo e Rio de Janeiro devem sentir os reflexos do sistema, primeiro com forte ventania quente do quadrante Norte e depois o ingresso de ar mais frio acompanhada de rajadas de vento.

Em Foz do Iguaçu, a quarta-feira amanheceu atípica, com uma “pintura no céu” registrada por vários iguaçuenses, veja o registro feito por Annie Grellmann.

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, registro feito por Annie Grellmann.

As temperaturas em Foz do Iguaçu devem cair a partir de hoje em decorrência do ciclone, a máxima para a quarta é de 28º e mínima de 15º – com previsão de 10.3 mm de chuva, de acordo com o Simepar.

Na quinta-feira a temperatura baixa ainda mais, com máxima de 16º e mínima de 11º – sem sol, tempo encoberto por nuvens. Na sexta a mínima é de 9º e máxima de 15º e o sol volta a brilhar na Tríplice Fronteira.

O INMET está com alerta amarelo de tempestades para a cidade.

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).