Planejamento estratégico: segundo semestre é crucial para realizar pesquisas de mercado e se preparar para o próximo ano

[#GustavoSiqueira]

O segundo semestre de uma empresa costuma ser agitado e denso no mundo corporativo, pois, além da busca por obter os resultados almejados, é o momento de realizar o planejamento para o próximo ano.

A especialista em marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa que atua há seis anos em Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta que as empresas não devem ignorar o quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável. “Pior do que não ter os dados personalizados para o negócio, é basear decisões estratégicas em dados generalistas e, por vezes, inadequados e incorretos”, diz.

Atualmente há excesso de informações disponíveis em todos os lugares. Porém, nem tudo que está disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre o seu mercado e o seu cliente. “Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações”, ressalta Janine.

A especialista explica que existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de pesquisa de mercado, sendo eles:

Identificar tendências do setor, macro e micro;
Testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas;
Compreender a imagem da sua marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado;
Medir a satisfação dos clientes,– seja no mercado B2B ou B2C;
Validar a demanda de mercado para startups ou outros novos negócios;

Agilidade e precisão

Janine explica que o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de decisão rápidas e corretas.Os projetos personalizados são preparados no mesmo dia, sem custo para o possível contratante da pesquisa. Se aprovado, parte-se para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização, que está cada dia mais ágil, em torno de 20 dias namédia”, relata.

Diversos métodos de pesquisa presentes no mercado hoje são eficazes e trazem resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa. Na AskNew, para cada tipo de organização, é aplicado um método diferente, conforme a necessidade, e perfil, público-alvo, entre outros fatores determinantes.

“Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas,mas não apenas em tempos de planejamento estratégico”, finaliza a especialista em marketing e diretora da AskNew, Janine Kuroski.

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião