A Senatur, Observatório de Turismo da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai divulgou os números do movimento turístico da Semana Santa no Paraguai, que apontam bons resultados, gerando um significativo impulso econômico para o país.

A receita gerada pelo turismo interno atingiu uma quantia estimada de USD 83.309.021, superior à registrada em 2022, com ampla e dinâmica mobilização de pessoas e veículos em todo o Paraguai, o número foi calculado com base no movimento de pessoas entre 1 a 9 de abril de 2023, usando a Estação Rodoviária de Assunção (EBAS) e os postos de pedágio do país como referência.

Semana Santa no Paraguai: movimento turístico no país teve resultados positivos
Divulgação SENATUR.

O Paraguai registrou a chegada de 27.582 turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 44% em comparação com a Semana Santa de 2022, de acordo com dados fornecidos pela Direção Nacional de Migração. Esse fluxo de visitantes estrangeiros representou uma receita de USD 19.969.368 para o país. A maior parte dos turistas chegou da Argentina (78,02%), seguido por Brasil (8,28%), Uruguai (2,82%), Estados Unidos (1,54%) e outros países (7,61%).

Semana Santa no Paraguai: movimento turístico no país teve resultados positivos
Divulgação SENATUR.

A Ministra Sofia Montiel de Afara destacou que os resultados registrados refletem o trabalho realizado pela equipe técnica da SENATUR em todo o território nacional e a diversidade de oferta turística gerada pelos destinos turísticos.

Ações da SENATUR

Durante oferiado prolongado, a SENATUR apoiou e acompanhou várias atividades em nível nacional organizadas para comemorar a festividade religiosa. Em muitas localidades do país, foram realizadas atividades com a participação dos fiéis, além de outras iniciativas abertas ao público que combinaram atrativos naturais com atividades recreativas e religiosidade popular.

VISITAS ÀS MISSÕES JESUÍTICAS

Outro número importante que surgiu da Semana Santa deste ano foi o número significativo de visitantes às Missões Jesuíticas do Departamento de Itapúa.

De 1 a 9 de abril, um total de 3.960 pessoas desfrutaram dessas atrações turísticas, sendo que 2.015 visitaram a Missão Jesuítica da Santíssima Trindade do Paraná, 1.242 San Cosme e San Damián e 703 Jesús de Tavarangue.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

Um dado relevante a ser destacado é o relacionado à ocupação hoteleira em nível nacional, que foi de 80% (18 pontos percentuais a mais do que na Semana Santa de 2022) e extra-hoteleira, também de 80%, de acordo com as informações coletadas.

Dessa forma, esses números globais refletem um aumento de mais de 70% em termos de receita, em comparação com os dados da Semana Santa de 2019, antes da pandemia.

Semana Santa no Paraguai: movimento turístico no país teve resultados positivos
Divulgação SENATUR.

Comentários

Deixe a sua opinião