O turismo interno no Paraguay atingiu um crescimento de 9% em 2022 em comparação com 2019, gerando um impacto econômico de 170.964.383 dólares americanos. Esses dados foram divulgados em uma pesquisa feita entre maio e julho de 2023, uma colaboração entre a Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR) e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
A divulgação da pesquisa ocorreu na sede da SENATUR, contando com a presença da ministra de Turismo, Sofía Montiel de Afara, e do Diretor Nacional do INE, Iván Ojeda. Desde 2019, ambas as entidades têm unido esforços para analisar o turismo interno, focando nos paraguayos que visitam destinos dentro do próprio país. Recentemente, a pesquisa foi expandida para abordar também os residentes que viajam para o exterior.
Os dados da pesquisa, referentes ao ano de 2022, cobriram cerca de 2.700 residências na região oriental e no departamento de Presidente Hayes. Revelou-se que 2.166.239 pessoas visitaram destinos paraguayos, sendo 1.579.091 classificados como turistas e 584.382 como excursionistas.
Dezembro liderou como o mês mais movimentado, seguido por janeiro, fevereiro, novembro e abril. Os destinos mais procurados incluíram Alto Paraná, Itapúa, Cordillera, Paraguarí e San Pedro. A maioria dos viajantes optou por lazer e férias, enquanto outros visitaram familiares ou participaram de atividades religiosas.

Quando se trata de viagens ao exterior, 339.282 paraguayos escolheram destinos estrangeiros, com Brasil e Argentina sendo os mais populares. A pesquisa também abordou pela primeira vez o Turismo Receptivo, coletando informações de mais de 4.211 visitantes nos principais pontos de entrada do país.
Os resultados mostraram que a maioria dos turistas veio ao Paraguay para visitar familiares e amigos, seguido por férias e negócios.