Segundo a SENATUR, Secretária Nacional de Turismo do Paraguai, a norma de categorização dos hotéis por estrelas vai adiante.

Os hotéis serão categorizados de 1 a 5 estrelas e essa avaliação terá validade de dois anos. Durante esse período, os estabelecimentos serão monitorados para assegurar o cumprimento dos requisitos da norma.

Essa categorização por estrelas potencia a competitividade dos serviços a nível nacional e internacional, além de melhor ordenar a oferta.

De acordo com a Ministra de Turismo Sofía Montiel de Afara, a categorização por estrelas cumpre padrões internacionais e está focada em suprir a necessidade particular dos turistas de ter informações confiáveis sobre os serviços oferecidos pelos hotéis.

Sofía Montiel também destacou que o trabalho será conjunto com Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología (INTN) através do Organismo Nacional de Certificación (ONC). A SENATUR irá se basear no laudo técnico de avaliação para emitir o certificado que dirá categorizar de 1, nota mínima a 5 estrelas, nota máxima.

Outros países já possuem esse sistema e, no Brasil, os hotéis não são mais obrigados a serem classificados por estrelas desde 2019. Já na Argentina, a primeira norma para avaliar os hotéis surgiu em 1970 e, desde então, é modificada.

Avatar photo

Estudante de Jornalismo na PUC-SP e redatora na 100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião