O dia 24 de fevereiro é dedicado para elas, as “Mujeres Paraguayas”
O dia de la Mujer Paraguaya é comemorado em alusão à “Primeira Assembléia de Mulheres Americanas”. A Primeira Assembléia aconteceu na capital do PY, em Assunção, em 1867 na Plaza de Mayo, as mulheres da capital e do interior do país doaram suas joias para colaborar com a causa da guerra da Tríplice Aliança.
O ato heróico marcou a época, mil mulheres se reuniram há 150 anos em frente ao que hoje é a Catedral Metropolitana de Assunção.
Em reconhecimento ao gesto patriótico a historiadora Idalia Flores de Zarza e a deputada Carmen Casco de Lara Castro, tiveram a iniciativa do projeto de lei para comemorar o Dia da Mulher Paraguaia todo dia 24 de fevereiro.
O Grupo 100fronteiras tem origens paraguaias, a CEO do Grupo, Lilian Grellmann é uma mulher paraguaia e comemora a data.
“É com muito orgulho que afirmo ser uma mulher paraguaia e poder viver na Tríplice Fronteira, uma região que se destaca pela sua rica diversidade cultural e hospitalidade acolhedora. As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade, e desde sempre as mulheres paraguaias são reconhecidas por sua força e determinação. Por isso, parabenizo todas as mulheres que lutam diariamente por seus direitos e por um mundo mais justo e igualitário!”
Lilian grellmann
Desejamos a todas as mulheres paraguaias, um feliz dia!
Reconhecimento do Papa Francisco
O Papa Francisco se refere às mulheres paraguaias como “A mais gloriosa da América” – ele reconhece, “com emoção e admiração”, o papel desempenhado pela mulher paraguaia “nesses momentos dramáticos da história”.
Ações no Paraguai para o dia de la Mujer Paraguaya
Pelas comemorações do dia de la Mujer Paraguaya, 20 mulheres camponesas da colônia Villa Constitution, departamento de Caaguazú, receberam títulos de propriedade. O ato foi motivo de comemoração com exposição de artesanato e música folclórica da Banda da Polícia Nacional.
A representante das mulheres beneficiadas do bairro Villa Constitución, Ana Liz Franco, agradeceu o trabalho interinstitucional em prol da população rural. “Estou muito feliz e grato porque esta iniciativa ajuda muitas famílias humildes.” Ela destacou a luta das mulheres do campo e expressou sua satisfação por ser homenageada pelo Dia da Mulher Paraguaia.