Nesta quarta-feira dia 5 de outubro, a moeda oficial do Paraguai completa seus 79 anos, o guarani é considerado a moeda mais antiga da América do Sul.

Em comemoração, o Banco Central do Paraguai (BCP) ofereceu uma conferência sobre “o Caminho para os 80 anos do Guarani, de olho no futuro”.

Hoje a moeda consolida-se como uma das mais estáveis da região, pois desde a sua criação não passou por processos de conversão ou mudança. O guarani substituiu o peso, que foi a moeda do Paraguai entre 1856 e 1943.

Fatos curiosos sobre o Guaraní

O nome é uma herança

O guarani é um povo nativo da América do Sul e os povos indígenas e a língua são ativos na cultura paraguai atualmente.

Real- peso – guarani

No Paraguai, o real foi a moeda comum entre 1800 e 1856. Em 1845, o Paraguai começou a emitir seu próprio real que havia sido anteriormente emitido pela Espanha.

No entanto, o peso foi introduzido em 1856. Até 1870, ambas as moedas estavam em circulação. Em seguida, o Paraguai subdividiu o peso, e o real tornou-se quase inútil até que ficou fora de circulação de vez.

Guarani paraguaio
Imagem reproduzida da Internet.

Com informações do site ABC Color e e Blog Remitly.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião

  1. Sou nascido no Paraguai e hoje com 66 años de idade, No país não cheguei conhecer outra moeda a não ser o GUARANI, enquanto isso, aqui no Brasil já vi várias moedas. Parabéns moeda Guarani.