Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro será feriado nacional no Paraguai, na data, será realizado o Censo populacional. A pesquisa fechará lojas e interromperá o transporte público de Ciudad del Este e demais cidades do país.

No dia, existem algumas restrições para a população, que não podem sair de suas residências entre as 5h e 18h e devem colaborar com o levantamento dos dados. Além disso, não é permitido realizar atividades como reuniões públicas (em locais abertos ou fechados), apresentações teatrais ou cinematográficas e até competições esportivas.

Também não é permitido o funcionamento de restaurantes, mercados, padarias, tabacarias, bares, discotecas ou qualquer outro estabelecimento.

Foram mobilizados cerca de 210 mil recenseadores para realizar as entrevistas, dentre eles, muitos estudantes universitários que se inscreveram de forma voluntária. Todos os recenseadores passaram por treinamentos e estarão identificados com distintivos do governo, cédula de identidade e um código QR, que poderá ser escaneado pelos moradores para que estes possam tirar dúvidas e identificar o pesquisador.

Assim como no Brasil, o Censo paraguaio visa realizar um Raio X da população e suas condições de moradia, empregos, saúde e outras questões pertinentes. As informações repassadas aos agentes são confidenciais e serão usadas para a elaboração de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores em todas as localidades.

Para as famílias que responderão o Censo, as autoridades paraguaias esclarecem que os dados serão coletados por meio de questionários em fichas físicas e transmissão em planilhas eletrônicas. A previsão é de que cada recenseador demore cerca de 40 minutos em cada domicílio.

No total, serão quase 60 perguntas, relacionadas a sexo, idade, posse de carteira de identidade, estado civil, escolaridade, moradia, emprego e outros pontos sociais. Mesmo quem já recebeu alguma visita anterior, deve aguardar a passagem do agente censitário para completar a pesquisa.

O último Censo Nacional foi feito em 2010. A estimativa atual é que o Paraguai tenha 7,5 milhões de habitantes, distribuídos por 1,9 milhão de residências. Assunção e região metropolitana concentram cerca de um terço da população. O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, é a segunda zona mais povoada do país.

Com informações do Gdia.

Comentários

Deixe a sua opinião