A Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (SENATUR) celebrou a “Noite do Turismo” na Expo Mariano 2022, na qual anunciou ofertas turísticas como o programa “Cidades Pitorescas”, no âmbito do “Programa Nacional de Turismo Gastronômico”, e também a nova identidade e o novo portal web, com abordagem de acessibilidade para todos.

A atividade foi realizada em Mariano Roque Alonso (MRA), e foi marcada pela música paraguaia, danças tradicionais e degustação de pratos tradicionais em uma atmosfera de calor e prazer.

Expo Mariano 2022

A “Noite do Turismo” foi liderada pela Ministra do Turismo, Sofía Montiel de Afara.
O evento foi acompanhado pelo Embaixador do Paraguai no Panamá, S.E. Enrique Jara Ocampos; o Embaixador do Paraguai na Índia, S.E. Fleming Duarte; o Embaixador da Índia no Paraguai, S.E. Yogeshwar Sangwan; a Ministra do Turismo de Formosa, Silvia Segovia; o Cônsul do Paraguai em Salta, Luis Sosa Larrosa; o Ministro de Desenvolvimento Econômico e Produção de Jujuy, Exequiel Lello Ivacevich; o deputado provincial de Jujuy, Fabián Tejerina; o presidente do DINAC, Félix Kanazawa; o Gerente Geral da Paranair, Jaime Cassola; o presidente da Associação de Restaurantes do Paraguai (ARPY), Oliver Gayet; a presidente do Bureau de Ciudad del Este e Região, Elva Figueredo; a presidente da Associação Paraguaia de Operadores e Agências de Turismo (APOAT), Lucia Velázquez; o presidente da Associação Hoteleira de Itapúa, Junior Arce; outros membros do Conselho Nacional de Turismo (CONATUR) de diversas partes do país e convidados especiais.

Programa Cidades Pitorescas um passeio pela identidade das comunidades

“Cidades Pitorescas” é um projeto que está sendo desenvolvido no departamento de Paraguarí. Inclui Pirayú, Yaguarón, Paraguarí, Escobar, Sapucaí e Gral. Bernardino Caballero, que já contam com circuitos turísticos enquadrados neste conceito de valorização e divulgação da cultura e do patrimônio das cidades.

A diretora de Patrimônio Turístico, Arq. Cristina Escobar, explicou aos presentes a iniciativa que busca posicionar como destinos turísticos localidades que possuem lendas, história, acontecimentos transcendentais, cultura e costumes em cada uma de suas manifestações socioculturais como destinos turísticos, bem como além de recursos naturais, gastronomia, beleza arquitetônica e tradições ancestrais que representam uma grande oportunidade de aproveitamento turístico.

Expo Mariano 2022

Nova marca de identidade para o Programa Nacional de Turismo Gastronômico

Baseia-se na história da culinária paraguaia desde os povos antigos e na fusão hispano-guarani. Seu principal elemento é folclórico e gastronômico, o tatakua, que vem do guarani TATA (fogo) e KUA (buraco ou caverna), usado desde tempos muito remotos até os dias atuais, adaptando-se à modernidade das casas e instalações gastronômicas.

A nova identidade foi fruto de um trabalho em parceria com a Academia Paraguaia de Gastronomia-APYGA. O programa procura promover e desenvolver a oferta gastronómica do país como atrativo turístico e alcançar o seu posicionamento a nível nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento sustentável das localidades.

Novo portal institucional inclusivo

O novo website adapta-se a todos os tipos de telemóveis ou smartphones, e cumpre as normas de acessibilidade universal, e segue as orientações baseadas no guia padrão para websites do Governo Nacional através do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (MITIC).

“Nesta nova versão, o acesso às informações do cidadão foi aprimorado, para que todos mantenham um contato mais personalizado e eficiente com a instituição”, explicou o Eng. Rodrigo Fernández, diretor de TICs do SENATUR, responsável pela socialização dos novos plataforma.



Comentários

Deixe a sua opinião