No último dia do mês, 30 de abril, os paraguaios irão às urnas votar nos próximos representantes do país.
Nas Eleições Paraguaias de 2023, o eleitor poderá escolher o presidente, vice-presidente, senador, deputado, governador e um conselheiro de departamento. Sendo que nos cargos de presidência e vice-presidência, deverá escolher uma chapa com os dois cargos.
Diferente do Brasil, o tempo de mandato é de 5 anos e os escolhidos assumem ainda nesse ano, em agosto. Ao todo, 13 chapas foram registradas no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.
Disputa acirrada
Apesar de ter mais de 13 possibilidades, a disputa está acirrada entre Santi Peña, do Partido Colorado, e Efraín Alegre, da Concertação Nacional Para um Novo Paraguai.
De acordo com uma pesquisa da AtlasIntel, Efraín Alegre e Santiago Peña estão tecnicamente empatados. O candidato do Partido Colorado está em desvantagem com 39%, enquanto Alegre está com 43%.
Ainda segundo a pesquisa da AtlasIntel, quase 55% dos paraguaios preferem que o Partido Concertação Nacional Para um Novo Paraguai vença.

”Se as eleições fossem hoje, em quem vocês votariam?”
Quando perguntados sobre quem votariam hoje, 38% dos paraguaios responderam que seria em Efraín Alegre como presidente e Sole Nuñez como vice-presidente.
Confira as porcentagens
- Efraín Alegre/Sole Nuñez: 38,1%
- Santiago Peña/Pedro Aliaña: 36,4%
- Payo Cubas/Stilber Valdez: 14,5%
- Euclides Acevedo/Jorge Querey: 2,8%
- José Luis Chilavert/Sofia Scheid: 2,1%
- Branco/Nulo/Não votará: 1,5%
- Outra lista: 1,1%
- Não sabe: 3,5%
O que os paraguaios querem no próximo presidente?
As principais características desejadas para o próximo líder do Paraguai respondidas pelos entrevistados foram:
- Honestidade
- Patriotismo
- Inteligência
Principais problemas do Paraguai
Ainda como parte da pesquisa, 1.948 paraguaios responderam os principais problemas do país. Em primeiro lugar, eles apontaram a corrupção com 68%.
Veja os outras problemáticas do Paraguai, segundo os locais.
- Corrupção – 68%
- Acesso a serviços de saúde e medicamentos gratuitos – 52%
- Insegurança – 41%
Confira a lista de candidatos completa:
- Lista 1: ANR (Partido Colorado)
Santi Peña (presidente), Pedro Alliana (vice). - Lista 3: Concertação Nacional para um Novo Paraguai (CN2023)
Efraín Alegre (presidente), Sole Núñez (vice). - Lista 7: Partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace)
Jorge Humberto Gómez Otaño (presidente), Noelia Núñez (vice). - Lista 10: Movimento Político Nova República (MPNR)
Euclides Acevedo (presidente), Jorge Querey (vice). - Lista 14: Movimento Humanista e Solidário (MHS)
Juan Felix Romero Lovera (presidente), Catalina Ramírez Alvarenga (vice). - Lista 15: Partido Nacional Unamos-nos (PNU)
Luis Talavera Alegre (presidente), Celso Alvarez Amarilla (vice). - Lista 21: Partido da Juventude Força Jovem (PJFJ)
Jose Luis Chilavert (presidente), Sofía Clara Scheid Vázquez (vice). - Lista 23: Partido Verde Paraguai (PVP)
Oscar Cañere (presidente), Luis Wilfrido Arce (vice). - Lista 30: Partido Nacional da Gente 30A (PNG30A)
Prudencio Burgos (presidente), Leona Guaraní (vice). - Lista 33: Movimento Independente Coordenadoria Patriótica Cidadã (CPC)
Alfredo Machuca (presidente), Justina Noguera (vice). - Lista 45: Partido Socialista Democrático Herdeiros (PSDH)
Rosa Bogarín (presidente), Herminio Lesme (vice). - Lista 777: Une-te Paraguai (UP)
Aurelio Martínez Cabral (presidente), David Sánchez (vice). - Lista 911: Partido Cruzada Nacional (PCN)
Payo Cubas (presidente), Stilber Valdes (vice).

Quem deve votar?
Ao todo, 4.782.940 paraguaios estarão habilitados a votar. Todos os jovens que completam 18 anos até um dia antes da eleição, deverá estar presente nas eleições. Ou seja, serão aceitos votos de todos que completam a maioridade até dia 29 de abril.
Paraguaios em outros lugares do mundo
Haverão 4 outros pontos de votação ao redor do mundo, como no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Vale lembrar que paraguaios fora do país só votam para presidente, vice-presidente e senadores.
Quem não deve votar?
- Surdos-mudos que não conseguem se fazer entender por escrito ou por outros meios de comunicação.
- Soldados e turmas das Forças Armadas e Policiais, também alunos de institutos de formação militar e policial
- Detidos ou privados de liberdadew por ordem de juiz competente
- Condenados a pena privativa de liberdadp ou inabilitação eleitorial
- Rebeldes declarados em um processo criminal comum ou militar