Uma novidade promete revolucionar o transporte público em Ciudad del Este. Na próxima semana, o município dará partida em uma frota de ônibus elétricos, marcando um salto em direção a práticas mais sustentáveis e modernas para o setor.

Os novos ônibus são parte de um esforço concentrado da administração municipal para modernizar o serviço de transporte de Ciudad del Este. Além de adquirir os veículos, a cidade também investiu na capacitação dos motoristas, garantindo que estejam aptos a operar a nova frota.

É importante destacar que esses 20 novos ônibus elétricos complementarão a frota atual de 150 veículos, operada por sete empresas privadas. Atualmente, os usuários pagam uma tarifa de G. 4.000 para usar o serviço. Porém, existe uma proposta em análise, apresentada por empresários do setor, para reajustar esse valor para G. 5.000. A Junta Municipal está avaliando essa solicitação.

Embora os detalhes específicos sobre o itinerário ainda não tenham sido divulgados, foi revelado que os novos ônibus circularão principalmente em áreas com pavimentação asfáltica, uma estratégia para maximizar a preservação das novas unidades.

Ao longo desta semana, a prefeitura deve fornecer mais informações sobre os bairros atendidos e a frequência das rotas.

Leia mais

A aquisição dos veículos foi feita através de uma licitação, vencida pela empresa Cathay SAE. No total, foram investidos G. 63.463 milhões na compra de 18 ônibus de grande porte e dois de tamanho reduzido.

Quanto ao financiamento, 30% provêm de royalties e o saldo será liquidado em 48 prestações mensais, utilizando parte da arrecadação das tarifas e outros recursos da própria instituição.

A chegada dos ônibus elétricos não apenas promete melhorar a eficiência do transporte público, mas também representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável para Ciudad del Este.