O Aeroporto Internacional Guarani (AGT) comemora 30 anos de operação nesta quarta-feira (09). Esse é um dos três aeroportos da Tríplice Fronteira, e está localizado em Minga Guazú no Paraguai. O aeroporto Guarani se destaca como o principal terminal aeroportuário da região, ficando apenas 19 km de Ciudad del Este.

Apesar de ter um número menor de voos em comparação aos demais aeroportos da fronteira, o AGT desempenha um papel fundamental na logística da região, sendo um ponto chave para o transporte de passageiros e mercadorias.

Para comemorar 30 anos de operação, o administrador Edgar Rodríguez fará uma exibição da história do local, além de apresentar o projeto do aeroporto verde, que busca tornar o aeroporto uma referência em sustentabilidade com o uso de novas energias com painéis fotovoltaicos (painéis solares), além de fornecer equipamentos operacionais como veículos híbridos.

A Dinac está trabalhando em conjunto com o Instituto Nacional de Florestas (Infona) para o plantio de 600 árvores nativas no entorno do aeroporto, que serão responsáveis ​​por absorver 50 toneladas de gases de dióxido de carbono por ano emitidos no meio ambiente e transformá-lo em oxigênio.

Aeroporto Guarani
Foto reproduzida da Internet.

Para o futuro, há um projeto em andamento para a ampliação e reestruturação do aeroporto com a intenção de torná-lo um hub regional de carga.

Endereço: G5V4+QHV, Ruta Internacional 7, Minga Guazú, Paraguai