A cada 1º de março é comemorado no Paraguai o Dia de los Héroes, em homenagem ao Marechal Francisco Solano Lopez. A data especial também lembra todos os paraguaios que deram sua vida pela pátria em diferentes acontecimentos na história.

É uma data de profundas raízes e recordação dos homens, mulheres, crianças e idosos que travaram um dos mais sangrentos conflitos bélicos da história latino-americana: a Guerra da Tríplice Aliança.

Nesta guerra, estima-se que 50% da população do Paraguai sofreu as consequências da batalha.

Algo que marca a data e os paraguaios, foram as últimas palavras do Marechal Francisco Solano López.

“Morro por meu país”

Dia de Los Heroes Paraguai
Arte: 100fronteiras.

Um país que teve que se levantar mais tarde com o heroísmo diário dos sobreviventes daquela disputa. É uma data de comemoração histórica.

Desde então, o dia foi instituído no Paraguai para lembrar aqueles que travaram uma das maiores guerras da América Latina.

Neste dia, em particular, é comemorada a morte de um dos heróis mais importantes, Marechal Francisco Solano López.

A Guerra teve origem em uma briga interna que surgiu na nação uruguaia, mas que rapidamente se espalhou pela região, aparentemente incitada pelos britânicos que tinham interesses comerciais em jogo.

Situada no contexto histórico, esta guerra foi travada poucos anos após os povos sul-americanos se declararem independentes da Coroa espanhola, sendo, em última análise, suas guerras internas que marcaram a posse de territórios em toda a região, às vezes comandados por caudilhos, outros vezes comandado por quem legitimamente exerceu o poder.

Fonte: MEGAFAV.PY

Comentários

Deixe a sua opinião