Paraguai avança para a segunda fase da quarentena na segunda-feira (25)

O ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social, Julio Mazzoleni, apresentou os indicadores analisados para avaliar os resultados da primeira fase da quarentena.

Segundo Mazzoleni, o Paraguai está em um nível auspicioso diante da pandemia do covid-19, e a avaliação realizada nesta semana deu o sinal verde para avançar à próxima etapa, que começa na segunda-feira (25).

“A contagiosidade diminuiu significativamente. A transmissibilidade, considerando os aspectos positivos que estão em quarentena e na comunidade, é de 1,5%, o que significa que cada pessoa infecta 1,5 pessoa através dela, mas se forem feitos cálculos rigorosos com os aspectos positivos da comunidade você pode ver que a transmissibilidade está abaixo de uma. Tecnicamente, não há transmissibilidade”, disse Julio.

A determinação foi feita conforme indicadores. Foram notificados 836 casos confirmados, 11 de falecidos, 256 de recuperados e 569 casos ativos.

Quanto à situação do sistema de saúde, o ministro informou que, dos 1.250 leitos respiratórios do país guarani, há uma ocupação de 15%. Enquanto dos 250 leitos disponíveis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do sistema público, 12,9% estão ocupados.

Segunda fase

Como na etapa anterior, nesta também serão três semanas, e na quinta-feira anterior a 15 de junho será feita novamente a avaliação dos resultados obtidos.

Nesta fase, instalações e shoppings centers estão incluídos, cumprindo um rigoroso protocolo sanitário, que implica evitar e restringir as áreas comuns (a praça de alimentação e a área de entretenimento não serão habilitadas).

Também poderão ser abertos os escritórios corporativos – devendo operar com 50% da equipe.

O setor cultural e artístico pode ter treinamento e ensaios (sem plateia).

No caso dos atletas profissionais, eles poderão fazer treinamento físico individualmente (nenhum esporte profissional será admitido nesta fase). Clubes e parques particulares podem funcionar exclusivamente para atividades físicas individuais (as áreas comuns continuarão restritas).

O setor religioso será admitido para batismos e casamentos, ou seu equivalente em qualquer religião. Missas ou outros eventos ainda não serão permitidos. Para todos os casos, as celebrações podem ter no máximo dez pessoas.

Os idosos até 65 anos serão liberados para a atividade física das 5h às 10h.

Fonte: Agência IP

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião