Consultando uma revista, apareceu esse termo que me chamou a atenção. Nunca o tinha isto ou lido. Fui ao dicionário e começo a falar sobre aporofobia, meus irmãos.
Aporofobia significa aversão, medo e desprezo pelos pobres, na definição genérica e léxica. É um termo novo, neologismo, que tem aparecido em notícias e está sendo usado por alguns especialistas, críticos da sociedade e vamos deixar alguma palavras sobre o assunto.
Quem tem aversão pelo pobre, ora, alguns ricos e abastados, que não têm um pouco de solidariedade e humanidade. Existe também a aversão de qualquer criatura por outras raças, religiões e tantas outras circunstâncias, não podemos generalizar.
A aporofobia foi criada pela escritora e filósofa espanhola Adela Cortina para designar a aversão aos pobres e suas implicações na democracia. Vem do grego á-poros (pobre, desvalido) e fobos (medo, aversão), segundo a etimologia.
Essa fobia contra o pobre que leva pessoas a rechaçarem seus seemlntes desvalidos pelas condições, raças e etnias não providas de recursos e que portanto, não podem oferecer nada, ou parece que não o podem, tem surgido no mundo acadêmico, abordando pensamentos, atitudes, sentimentos práticas e políticas presentes nas relações sociais que agem com desprezo com outras pessoas devido às suas condições socioeconômicas. Não é o mesmo que alguém por opção moral ou religiosa, resolve optar por uma vida simples, conforme outro estudioso.
Assim se explica, inicialmente, o que é um aporófobo (não confundir com agoráfobo que é quem tem medo e ansiedade de ficar em situações ou locais sem uma maneira de escapar facilmente ou em que a ajuda pode não estar disponível no caso de a ansiedade intensa se desenvolver, isto é, temer lugar fechado). Ela se manifesta também nas pessoas que têm uma pré-disposição moral e política de rechaçar o pobre, que o exclui do convívio de ambientes nos quais outras pessoas estão, a exemplo de quem constroi um alto muro para evitar o contato com outras criaturas de rua, porque a presença dessas pessoas incomoda o vivente .
Relacionado