Nós temos orgulho de viver na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, onde se encontram territórios brasileiro, paraguaio e argentino. Existe na Europa igualmente uma dessas especificidades, três países fronteiriços.
No entanto, você sabia que na África existem as quatro fronteiras, quatro países que se
encontram numa encruzilhada de rio? São estes: Entre Namíbia, Zâmbia, Zimbábue e
Botsuana, na confluência dos talvegues do rio Zambeze com o rio Cuando, ou rio Chobe, perto de Cazungula, as diversas definições de fronteiras tidas em conta estão sujeitas a distintas e controversas interpretações, mas são consideradas quádruplas.
Apenas uma combinação das mesmas poderia dar lugar a essas quatro situações no caso. A versão mais aceita é a de que existem duas tríplices fronteiras separadas por 100 metros a 150 metros.
Em agosto de 2007, os governos da Zâmbia e do Botsuana anunciara um acordo para construir uma ponte no local para substituir um serviço de ferryboat, sendo que existência de uma curta fronteira de cerca de 150 metros entre Zâmbia e Botsuana foi aparentemente acordada em vários encontros de chefes de estado e/ou entidades dos quatro estados no período 2006–10 e é claramente mostrada nos mapas de projetos do Banco Africano de
Desenvolvimento, correspondendo ao gabinete geográficos do Departamento de Estado dos
Estados Unidos tal como representado no Google Earth.
Esta é, portanto, essas confronta próximas são consideradas por muitos a única quádrupla
fronteira do mundo, onde quatro países se limitam. Será que vivem em paz entre si?