O que é o HPV?

HPV é a abreviação em inglês para papilomavírus humano.

O HPV é um tipo de vírus capaz de infectar a pele e as mucosas que revestem certas partes do corpo humano, como o ânus, vulva, pênis e da vagina, fazendo com que o paciente desenvolva verrugas e lesões nas regiões que foram atacadas pelo vírus. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

De forma geral, o HPV não apresenta sintomas.

O fato de você possuir o vírus não quer dizer que desenvolverá verrugas e lesões, sendo que muitos pacientes ficam com o vírus latente em seus organismos por até mesmo vários anos. Essa é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo.

Como é a transmissão do HPV?

O HPV é transmitido por meio do contato direto com a pele ou com a mucosa infectada pelo o vírus.

Prevenção

Existem medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir as verrugas anais:

  • Evitar múltiplos parceiros(as)
  • Vacinas
  • Usar preservativo

Sintomas

Na imensa maioria das pessoas, o HPV passa despercebido. O próprio sistema imunológico dá conta de se livrar dele antes de causar qualquer sintoma.

O principal sintoma é a presença de pequenas verrugas ao redor e dentro do anus.

Outros sintomas:

  • Prurido (coceira)
  • Sangramento
  • Secreção de muco
  • Sensação de ter uma abaulamento na regiao anal

Qual é a relação entre HPV e câncer?

Nos casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Opções de tratamento

Medicação tópica:

Esses cremes, em geral , funcionam melhor nas verrugas pequenas e que se encontram apenas na pele ao redor do anus.

Medicamentos tópicos que queimam as verrugas

Cirurgia:

Quando as verrugas são muito grandes para os tratamentos mencionados anteriormente, ou são internas, pode ser necessário realizar uma cirurgia. Quando existem muitas lesões, o Coloproctologista pode realizar o procedimento em etapas.

Novo colunista da 100fronteiras Dr. Muhamed Hijazi

Doutor Hijazi

Doutor Hijazi é cirurgião geral e um dos poucos coloproctologista em Foz do Iguaçu e colunista da revista 100fronteiras. O coloproctologista é o médico especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino, reto e ânus. Dr. Hijazi frequentemente está realizando curso para aperfeiçoar o seu trabalho poder proporcionar aos seus pacientes procedimentos mais eficazes e seguros.

Comentários

Deixe a sua opinião