Estou convencido de que para realizar tratamento para Catarata com o maior grau de eficiência e perfeição, um campo muito pequeno deve ser percorrido dentro das diferentes subespecialidades, sem descurar o amplo quadro sugerido pelo generalista.

Dentro da minha especialidade existe uma forte aposta no tratamento de diferentes patologias oftalmológicas.

Para o tratamento das mesmas, existe um conjunto de novas tecnologias já conhecidas por alguns pacientes. Os procedimentos podem ser realizados individualmente ou em combinação. É muito importante refinar a técnica cirúrgica, mas sem dúvida o mais importante é saber indicar de forma adequada para cada caso em particular.

Para isso dispomos hoje das mais recentes tecnologias utilizadas em todo o mundo, que sãoo pilar para começar a orientar-nos para o tratamento mais correto para cada caso particular.

A ideia é trazer informações sobre a principal causa de cegueira no mundo, que é a Catarata e que em 80% dos casos pode ser evitada por meio de uma moderna técnica cirúrgica que realizamos no Centro Cataratas Dr. Guillermo Llera.

A Catarata

A catarata nos olhos é uma condição que ocorre no cristalino, a lente natural dentro do olho, que permite focar os objetos próximos e distantes. A lente naturalmente e devido ao envelhecimento, torna-se opaca e perde sua transparência. As imagens parecem turvas e, à medida que avança, perdemos a acuidade visual.

– Sintomas de catarata

O brilho da luz do sol, lâmpadas ou luzes do carro à noite é um dos desconfortos mais típicos devido à catarata. Além disso, a visão turva à distância, com muitas queixas porque “não é possível reconhecer os rostos das pessoas”, são os sintomas mais frequentes.

– Qual é o tratamento para catarata?

A única solução, hoje, é remover o cristalino opaco (a catarata) por meio de uma técnica cirúrgica muito avançada chamada facoemulsificação. É a técnica mais moderna que existe para extrair a catarata. Permite a extração da lente através de uma incisão de 2,2 mm. A facoemulsificação usa uma sonda de ultrassom ou laser para fracionar o cristalino e depois aspira-lo. Então, uma lente intraocular dobrável é implantada para substituir o cristalino. O procedimento que realizamos é tão seguro que pode ser realizado com anestesia tópica (gotas anestésicas no olho, semelhantes às utilizadas durante sua consulta médica). A recuperação da visão é extremamente rápida.

– Quem é um bom candidato para a cirurgia?

A maioria das pessoas com catarata se beneficiam com uma cirurgia desse tipo. A cirurgia geralmente é indicada assim que a visão não for adequada para a realização das atividades diárias.

– Quão segura é a facoemulsificação?

Em nossas mãos e com tecnologia de alta complexidade que possuímos, este procedimento é extremamente seguro devido às seguintes vantagens que podemos lhe oferecer:

  • Anestesia tópica;
  • Pequena incisão (máx. 3mm);
  •  Recuperação imediata;
  • Mantém as estruturas internas do olho intactas.

Dr. Guillermo Andres Llera

Médico oftalmologista.️ Membro Titular do Conselho Argentino de Oftalmologia e participação ativa em congressos. Atualmente Médico Oftalmologista do Centro Oftalmológico Cataratas e Hospital SAMIC Puerto Iguazú- Misiones.

Dr. Guillermo Andres Llera

Dr. Guillermo Andres Llera

Dr. Guilhermo é Médico oftalmologista, membro Titular do Conselho Argentino de Oftalmologia e tem participação ativa em congressos. Atualmente é Médico Oftalmologista do Centro Oftalmológico Cataratas e Hospital SAMIC Puerto Iguazú- Misiones.

Comentários

Deixe a sua opinião