São preparações com a finalidade de complementar a alimentação e fornecer nutrientes.

Atualmente, a busca por  um estilo de vida mais saudável, buscando o bem-estar e longevidade, vem crescendo e os suplementos alimentares estão sendo cada vez mais consumidos, seja por motivações estéticas, tratamento de doenças ou aumento do desempenho esportivo.

Mas os suplementos são para todo mundo?

Os suplementos alimentares podem ser usados tanto para melhora da performance – quando se trata de atletas e pessoas que praticam atividade física –, bem como alternativa para melhorias na saúde e tratamento de doenças, porém devem ser prescritos e acompanhados por profissionais de saúde, sempre seguindo os protocolos comprovados em eficácia, controlando dose, tempo de uso e segurança.

E quais são os principais tipos de suplementos alimentares?

Existem vários tipos de suplementos, como macronutrientes (proteína, carboidrato, lipídeos), micronutrientes (vitaminas e minerais) e outros com ação estimulante ou ergogênica, porém há suplementos para performance que são classificados como os mais seguros e eficazes pela Agência Mundial Anti-doping (WADA). São alguns exemplos desses suplementos:

Suplementos alimentares
Imagem reproduzida da Internet.

Whey protein

A proteína do soro do leite que pode ser encontrada na forma concentrada, isolada ou hidrolisada é um suplemento utilizado para diminuir o catabolismo muscular, aumentar a síntese proteica e fazer a reparação após o exercício físico, utilizado também em casos nos quais o paciente possui alguma doença que impossibilita que ele alcance a meta diária de ingestão de proteína.

Beta-Alanina

A beta-alanina é um aminoácido que atua revertendo a acidose muscular e promovendo melhora no rendimento esportivo. Pelo efeito “tampão” que ela exerce nos músculos, a suplementação de beta-alanina é altamente recomendável, principalmente pelo seu efeito positivo em esportes como crossfit, corrida, natação e outros exercícios físicos de alta intensidade, promovendo efeito ergogênico, retardando a fadiga e melhorando a performance esportiva.

Creatina

A creatina é um nutriente encontrado em abundância nas carnes e produtos derivados de leite, é o suplemento mais estudado e o recurso ergogênico mais utilizado por atletas que desejam construir músculos e melhorar a recuperação após os treinos. A suplementação de creatina tem se mostrado eficaz principalmente em exercícios de “explosões” musculares curtas e repetidas, e pode melhorar a fadiga e a massa muscular em idosos, quando associada a exercício físico.

Cafeína

A cafeína é utilizada para redução da sonolência, redução da percepção da dor e da fadiga, promove aumento do estado de alerta e da capacidade de realizar protocolos de treinamento de alta intensidade por mais tempo. Pode ser ingerido em bebidas ou cápsulas, mas é preciso muito cuidado com a dosagem e com os possíveis efeitos colaterais, principalmente em pessoas que possuem mais sensibilidade à cafeína.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo, mas é uma fonte que se esgota rapidamente após o início do exercício físico ou prática esportiva, por isso a sua suplementação é importante no pré-treino, pós-treino e em alguns casos durante o treino ou prática esportiva. É importante, sempre, ser calculada a quantidade de acordo com a necessidade individual do atleta, tipo de esporte, tempo de exercício e a forma mais fácil de consumo, que pode ser líquido, alimento sólido, gel, bebidas esportivas e gomas.

Existem vários outros exemplos de suplementos alimentares que podem ser utilizados em situações especiais para melhora do rendimento esportivo, porém cada um deles tem uma função específica de acordo com a necessidade do indivíduo. Antes de consumir um suplemento, sempre devemos estar atentos se o mesmo é legal (risco de doping), seguro (que não traga prejuízos a saúde) e se é efetivo (cumpre a função que promete). Antes de iniciar a suplementação, consulte um nutrólogo de sua confiança.

Dra Jamile Hadi

Dra Jamile Hadi é médica e tem o
título de especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia – RQE 30813 -
Especialista em nutrologia esportiva e
Co-fundadora Onixx Nutrition

Comentários

Deixe a sua opinião