A origem da casquinha de sorvete ocorreu na China há 4000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve, nascendo então o nosso conhecido doce emassado, vulgo sorvete.
Rapidamente, a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite, produto caro, que tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas.
Pode ser que outros reivindiquem a origem da casquinha de sorvete, principalmente italianos e americanos, como sempre, em questão de novidades culinárias.
No entanto, outra pergunta que intriga é com o surgiu, ou foi usada, pela vez primeira, a famosa e protetora casquinha do sorvete. Há muitas versões para a criação da prática e ecológica casquinha de sorvete, como a conhecemos hoje.
Uma delas refere-se a Ítalo Marchioni, imigrante italiano nos Estados Unidos, que em 13 de dezembro de 1903 patenteou um “waflle”, que não é o “wafer”, criado por ele ao servir sorvete.
Embora se diga igualmente que o primeiro cone surgiu em 1896, em Nova York, nos Estados Unidos, onde o responsável pela invenção foi o próprio italiano que recebeu a patente pelo produto em 1903.
Mas a casquinha de waffle criada por ele tinha um formato mais parecido com o de um copo, sendo que a ideia só se tornou popular um ano depois — de outro jeito, em forma de cone.
Outros afirmam que a casquinha surgiu na Feira Mundial de 1904 em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, quando um vendedor de sorvete ficou sem potes de papelão para servir o produto e ao lado de seu estande havia um vendedor de “waffles” que lutava para vender o mesmo quente no calor do verão e ele pegou o produto e colocou sorvete nele, surgindo daí a casquinha, caso que é quase igual ao primeiro já citado. Esta invenção de 1904 coube ao sírio Ernest A. Hamwi, que criou uma casquinha de sorvete para aquela feira de compras americana. Ele estava vendendo essa massa -gofre, em Portugal- na feira ao lado de um sorveteiro.
Mas o sorvete estava vendendo tanto que acabaram as vasilhas para servi-lo. A solução foi criada em instantes: Ernest enrolou um dos waffles em formato de cone e deu ao vendedor de sorvete.
Com a novidade já fria, foi só colocar o sorvete dentro. Virou sucesso e começou a ser utilizada por todos os produtores de sorvete. Assim, ela se espalhou pelo mundo. Acredita nessa história ou tem uma melhor?