A colonoscopia é um exame de imagem utilizado para investigar doenças do cólon e do reto.

Normalmente é realizado sob sedação para o conforto do paciente, permitindo ao médico a identificação, diagnóstico através de biópsia e, eventualmente, a retirada de lesões intestinais.

Durante o exame de colonoscopia também é possível realizar procedimentos como a coleta de biópsia ou mesmo a retirada de pólipos. Além disso, o exame pode ser indicado como um método terapêutico.

Para a realização da colonoscopia é necessário fazer um preparo especial com ajustes na alimentação e uso de laxantes para que o intestino esteja limpo e as alterações consigam ser visualizadas. Geralmente o exame não causa dor, pois é feito sob sedação, no entanto, algumas pessoas podem sentir um desconforto, inchaço ou pressão no abdômen durante o procedimento.

Muitas pessoas ainda têm receio de se submeter a esse teste, mas ele é extremamente vantajoso.

Para pessoas sem histórico familiar de câncer colorretal e doenças hereditárias que podem levar ao desenvolvimento de pólipos, a colonoscopia é indicada como exame de rotina a partir dos 45 anos.

A colonoscopia é hoje um exame seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças do intestino grosso.

Para que serve

Algumas das principais indicações da colonoscopia incluem:

  • Pesquisar pólipos, que são pequenos tumores, ou sinais sugestivos de câncer do cólon;
  • Identificar causas de sangramento nas fezes;
  • Avaliar uma diarreia persistente ou outras alterações do hábito intestinal;
  • Diagnosticar doenças do cólon como diverticulose, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, por exemplo;
  • Investigar causas de anemia de origem desconhecida;
  • Fazer uma avaliação mais detalhada quando são encontradas alterações em outros exames como pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Os benefícios da triagem preventiva superam em muito qualquer desconforto que venha com o exame ou sua preparação.

Procure seu Coloproctologista para iniciar os cuidados da sua saúde intestinal.



Novo colunista da 100fronteiras Dr. Muhamed Hijazi

Doutor Hijazi

Doutor Hijazi é cirurgião geral e um dos poucos coloproctologista em Foz do Iguaçu e colunista da revista 100fronteiras. O coloproctologista é o médico especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino, reto e ânus. Dr. Hijazi frequentemente está realizando curso para aperfeiçoar o seu trabalho poder proporcionar aos seus pacientes procedimentos mais eficazes e seguros.

Comentários

Deixe a sua opinião