Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado, além de evitar que ocorram traumas na mucosa das bochechas pelos mordiscamentos internos.

Como é feita?

A bichectomia é uma cirurgia bem simples que dura em torno de 30 minutos. Como faz parte do procedimento a aplicação de anestesia, a bichectomia não dói.
A cirurgia é feita com anestesia, geralmente local, através de um pequeno corte na área interna da boca. Após a remoção da bola de Bichat, o cirurgião sutura o corte, não havendo corte ou cicatriz externa.

O principal cuidado na hora de realizar o procedimento é a busca por um profissional capacitado.

Para quem é indicada?

A cirurgia de bichectomia é indicada para pessoas que possuem o rosto muito arredondado, bochechas muito grandes, volume do rosto pouco definido, que mordiscam constantemente a área interna das bochechas e, é claro, que se incomodam com essas características.

Esses são os pacientes que mais se beneficiarão com os resultados que a bichectomia pode causar.

Homens podem fazer?

Apesar de a bichectomia ser mais procurada por mulheres, o procedimento também pode ser realizado em homens, isso porque todos os seres humanos possuem as bolas de Bichat.

Dessa maneira, também devem passar por uma avaliação do cirurgião para que ele possa identificar se há necessidade ou indicação para a realização do procedimento.

Cuidados antes da cirurgia

Ao se consultar com o cirurgião bucomaxilofacial, é normal que ele precise saber de algumas informações antes da realização do procedimento, como quais são os medicamentos que o paciente estaria tomando.

Também faz parte do pré-operatório a solicitação de exames de sangue, tudo para certificar que a saúde do paciente permite uma operação.

Como é a recuperação?

Como a bichectomia é um procedimento bem simples, a recuperação também não possui grandes complicações.

Assim que o paciente sai do consultório, o recomendado é fazer compressas de gelo nos primeiros dias para que o rosto não fique muito inchado.

A orientação para a alimentação é que seja leve, com alimentos que não demandem muita força na hora da mastigação, nos primeiros dois dias.

Além disso, medicamentos poderão ser prescritos, normalmente anti-inflamatórios e analgésicos para dor.

Vale lembrar que é necessário muito cuidado no momento de escovação dos dentes, para que a higiene bucal seja mantida, evitando, assim, infecções.

O resultado é imediato?

Os primeiros resultados podem ser vistos no primeiro mês, logo após o procedimento. No entanto, o resultado final é gradual, demorando entre três e seis meses para que o rosto fique com o formato adequado.

As bochechas podem voltar a crescer após a bichectomia?

Não, uma vez que as bolas de Bichat são retiradas, elas não voltam a crescer ou desenvolver-se. No entanto, é normal que, caso o paciente engorde, isso possa refletir em seu rosto.

Formado em Odontologia pela Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Implantodontia, especialista em Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Ortodontia, pós-graduado em Cirurgia Ortognática, pós-graduado em Periodontia, pós-graduado em Imersão em Engenharia Tecidual Inteligente com o uso de concentrado sanguíneo e pós-graduado em Plástica Gengival.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião