Os cuidados com a alimentação após a cirurgia de implante são fundamentais, tendo em vista a preocupação de não deixar resíduos alimentares afetarem o local da cirurgia.

Ao colocar implantes, deve-se aguardar o período de cicatrização e osseointegração do mesmo para que o paciente volte a ter uma mastigação completa. Por isso, durante esse período pós-operatório, recomenda-se bastante atenção para evitar traumatizar os tecidos ou submeter o implante a uma carga maior do que sua capacidade nesse momento em que o organismo está atuando para rápida regeneração e cicatrização.

A alimentação após a cirurgia de implantes deve ser bem parecida com a de qualquer cirurgia odontológica ou uma extração de dente. Sendo assim, o paciente precisa dar preferência a alimentos líquidos, pastosos, macios e frios nos primeiros dias, evitando itens que executem grande impacto no local ou de consistência mais dura, como carnes vermelhas, milho e maçã. Os alimentos frios, como sorvetes, aliás, são fundamentais para reduzir possíveis inchaços.

O paciente também deve evitar alimentos ácidos, pois podem irritar os tecidos nesse processo de cicatrização e causar incômodo. Eliminar bebida alcoólica do cardápio em todo o período de recuperação irá ajudar a garantir a eficácia dos medicamentos receitados. Lembre-se que após a colocação do implante, há algumas outras recomendações, como repouso, uso de gelo nas primeiras 48h, evitar pressões intra-bucais (bochechos, cuspe, canudos) e, principalmente, deve-se tomar as medicações nos horários recomendados. O movimento mastigatório deve ser leve e, sempre que possível, do lado contrário ao local da cirurgia.

Se a essa altura você já está se perguntando “nossa, preciso conviver com essas restrições para sempre?”, calma, pois não é nada disso. Esses cuidados são provisórios! Quando a recuperação e a cicatrização estiverem completas, o paciente poderá voltar à sua alimentação normal.

Então, vamos conferir quais são os alimentos recomendados nos primeiros dias após o implante dentário em temperatura fria ou morna:

  • Sucos de frutas não ácidas e chás frios;
  • Leite, vitamina, iogurte, gelatina e mingau;
  • Sorvetes;
  • Ovo cozido;
  • Sopa fria – de preferência em forma de creme ou caldo com pedaços muito pequenos de legumes e carnes para que não haja esforço mastigatório;
  • Purê de batata ou de outros legumes;
  • Frutas amassadas ou cozidas;
  • Pão ou biscoito previamente amolecido no leite.

E quais alimentos devem ser evitados após a colocação do implante dentário?

  • Carnes em pedaços que exijam mastigação;
  • Alimentos quentes, duros e crocantes;
  • Bebidas gasosas ou ácidas;
  • Frituras;
  • Alimentos potencialmente irritantes, como a pimenta.

A higienização e o acompanhamento médico profissional também são fundamentais na etapa pós-cirurgia, dessa forma, a dica é se manter sempre informado e seguir todas as recomendações.

Formado em Odontologia pela Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Implantodontia, especialista em Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Ortodontia, pós-graduado em Cirurgia Ortognática, pós-graduado em Periodontia, pós-graduado em Imersão em Engenharia Tecidual Inteligente com o uso de concentrado sanguíneo e pós-graduado em Plástica Gengival.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião

  1. Aguns anos após miha cirurgia de implante percebo que fiz a melhor escolha “FJ” a recuperação foi excelente e até minha atividade fisica preferencial corrida de rua melhorou, Só sucesso. Gratidão Dr Farid.