Anúncio Publicitário.

Eles querem respostas sobre como se manter seguro e como proteger seus empregos. Eles precisam saber o fatos. Eles precisam de ajuda para separar o fato da ficção, em meio à pandemia de notícias falsas que também se tornou viral. Eles procuram pessoas em quem possam confiar para ajudá-los a juntar os pontos, para dar sentido a esses tempos confusos.

Em uma época em que tantas coisas foram mudadas, isso ficou claro: as notícias reais são importantes. A verdade importa. A objetividade é importante. Equilíbrio e justiça são importantes. Em suma, o jornalismo de qualidade é importante.

Essas são as marcas registradas das redações profissionais. Essas redações se esforçam para contar as histórias que importam para as comunidades que atendem.

Considere estes exemplos. Em março, a mídia brasileira 100fronteiras contou a história do trauma provocado pelo fechamento repentino da Ponte Internacional da Amizade entre as cidades de Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil. “Muitas famílias tiveram que se separar. Pessoas que moram em Foz, mas têm parentes do outro lado da ponte e agora só se enxergam pela tela do celular. Nunca antes na história do mundo um abraço foi tão desejado. Sim, as pessoas realmente só valorizam depois eles não podem. Agora estamos sentindo em nossa pele e dói.”

Do outro lado da terra, uma história semelhante de separação e perda estava acontecendo. Na minha cidade natal, Cingapura, a ponte de terra popularmente chamada de Calçada que muitos usam para cruzar para Johor Bahru, na Malásia, também teve que ser fechada para conter a disseminação do vírus. Famílias, trabalhadores, empresas e comunidades, que haviam estado interligadas por décadas, de repente ficaram despojadas umas das outras.

Suas histórias foram contadas nas páginas do The Straits Times. Em face de uma pandemia global, nossa humanidade comum também ressoou em histórias de coragem e esperança que muitas redações relataram. Em um relatório especial em fevereiro, intitulado ‘Na linha de frente do coronavírus’, traçamos o perfil dos médicos, enfermeiras e oficiais em Cingapura que estavam lutando contra o vírus. Da mesma forma, a imprensa canadense traçou a jornada angustiante de um paciente da sala de emergência da Unidade de Cuidados Intensiva e, finalmente, para recuperação e reabilitação, destacando as muitas pessoas que ajudaram a salvar a vida de um homem.

Em todo o planeta, as redações têm trazido essas histórias para o nosso público, não apenas para informar e educar, mas também inspirar e elevar as comunidades.

No processo, a Covid-19 nos lembrou de muitas coisas que considerávamos certas. Tornou claro o importância da boa governança, o valor da confiança nos líderes e instituições, e o consolo e força que famílias e comunidades fornecem. Ironicamente, no entanto, a pandemia também representou uma ameaça existencial para muitas redações. Enquanto o público aumentou, as receitas e os recursos despencaram, tornando mais difícil para os jornalistas se manterem fazendo seus trabalhos.

O Dia Mundial das Notícias é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância disso.
As notícias reais são importantes se quisermos compreender os desnorteadores desenvolvimentos que nos cercam. Credível o jornalismo é fundamental se quisermos ter debates informados sobre para onde podemos estar indo em um pós-mundo pandêmico. Redações que estão engajadas com seus leitores podem ajudar a reunir comunidades em um momento de mudança dolorosa. Na verdade, como o autor francês Albert Camus meditou em seu romance, A Peste, que conta a história de como os habitantes de uma cidade aceitaram uma epidemia mortal: “O desejo mais forte era, e seria, comportar-se como se nada tivesse mudado … mas, não se pode esquecer de tudo, por maior que seja o desejo de fazê-lo; a praga estava fadada a deixar rastros, de qualquer forma, nos corações das pessoas.”

Intencionalmente ou não, os “vestígios no coração das pessoas” que foram deixados após a Covid-19 terão que ser tratados, mesmo quando a pandemia ainda grassa em todo o mundo, eventualmente, passa. As sociedades que continuam bem servidas por organizações de boas notícias estarão em melhor posição para fazê-lo.

Jornalistas profissionais e redações serão vitais para ajudar as comunidades a pesquisar as devastadas paisagens ao redor deles. Eles também serão essenciais para as conversas honestas que serão necessárias para descobrir o caminho a seguir. É por isso que o sucesso e a sustentabilidade da mídia são importantes – agora mais do que nunca – para nós todos.

Warren-Fernandez editor do The Straits Times e Presidente do Fórum Mundial de Editores

Warren Fernandez é editor-chefe do The Straits Times, o principal jornal inglês de Cingapura e Presidente do Fórum Mundial de Editores.

Espaço Publicitário